Eno Cultura – Cursos em Vinhos, Destilados e Eventos Corporativos no Brasil
Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil
  • CONHEÇA NOSSO TIME

    Somos apaixonados pela educação etílica, transmitindo conhecimento em uma estrutura leve e casual.

    Nossa equipe é altamente qualificada, com vivência e experiência internacional na área de vinhos e destilados. Nossos diretores alcançaram o Diploma de Nível 4 WSET e possuem o Certificado de Educadores WSET.

  • Thiago Mendes AIWS

    Fundador e diretor da Eno Cultura, viveu em Londres por 10 anos, onde iniciou sua carreira no vinho. Em 2007 tornou-se embaixador para o Brasil e México do International Wine Challenge. Em 2012 recebeu o Nível 4 WSET Diploma.

  • Paulo Brammer AIWS

    Mais de quinze anos de experiência internacional como chef sommelier e consultor incluindo os chefs irmãos Pourcel, detentores de 3 estrelas Michelin. Juiz regular nas competições internacionais da Decanter Wine Awards e IWSC e colunista do The Wharf.

  • Cesar Adames

    Formado em Administração Hoteleira na UCS-RS, Adames estudou o universo das bebidas na WSET-Wine Spirits Education Trust de Londres. Trabalhou nas revistas Gula e Prazeres da Mesa por 15 anos. Co-autor do livro O Essencial em Cervejas e Destilados.

  • Jessica Marinzeck

    Estudante do Nível 4 - WSET Diploma e Sommelière formada pela Court of Master Sommeliers. Caminha para a obtenção do título inédito na América do Sul, o de Master Sommelier. É sommelière e coordenadora de importação da segunda maior e-commerce do Brasil.

  • Bianca Veratti

    Graduada em Hotelaria, trabalhou por dez anos em alguns dos melhores hotéis de São Paulo. Hoje é Diretora de Comunicação de uma importante importadora de vinhos e em 2016 tornou-se a primeira mulher no Brasil a deter o Nível 4 WSET Diploma.

  • Alexandre Takei

    Formado pela Eno Cultura no WSET Nível 3 e Sommelier em vinhos pela ABS, Sommelier Doemens de Cervejas pela Academia Barbante, jornalista e tecnólogo em gastronomia. Leciona cursos de graduação e pós-graduação em gastronomia no mercado baiano.

  • Ana Luiza Borges

    Formada em Gastronomia, mestre em Enologia pela URV - Tarragona. 20 anos de experiência em diversas áreas de Alimentos & Bebidas, atua como consultora há 10 anos e cursa o Diploma WSET. É sommelière de cervejas pela Academia da Cerveja de Minas Gerais.

  • André Zangerolamo

    Bacharel em Hotelaria, ingressou na área de vinhos em 2007 trabalhando em uma Enoteca de São Paulo. Em 2010 assumiu a equipe de Sommelier de uma das maiores importadoras de vinhos do Brasil e desde 2015 integra a equipe de professores da Enocultura.

  • Andressa Noitel

    Publicitária, formada no WSET Nível 3 pela Eno Cultura e Sommelière pela ABS. Passou por restaurantes de São Paulo e agora atua em Salvador ministrando cursos, jantares harmonizados e assina cartas de vinhos de restaurantes.

  • Camila Araújo

    Sommeliére de Cervejas desde 2011 (ABS-SP) e Mestre em Estilos (ICB-2013), onde já atuou nas áreas comercial e marketing da Cervejaria Karavelle. Atualmente é da equipe comercial e responsável por treinamentos na Cervejaria Madalena; presta consultoria e

  • Diego Arrebola

    Sommelier ASI, bicampeão brasileiro e vencedor das últimas duas edições do concurso nacional (2012 e 2016). Estudante do Master Sommelier. 12 anos de experiência no mercado on-trade. Representante brasileiro nos Mundiais de Sommelier.

  • Elcio Giusti

    Formado em Química pela USP, concluiu carreira na área petroquímica onde atuou como Diretor Presidente de empresas no Brasil e exterior. Enófilo apaixonado, possui MBA pela UCS-RS e o Nível 4 WSET Diploma. Juiz regular do International Wine Challenge.

  • Fábio Lobosco

    Certificado WSET Diploma, Sommelier em vinhos pelo SENAC - SP e lá leciona no curso de pós-graduação em antropologia da alimentação. É também Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico, advogado e professor universitário.

  • Guilherme Garcia

    Economista com experiência no mercado financeiro, é responsável pela área de novos negócios da Eno Cultura. Diplomado nível 3 da WSET, tem um "MBA in Wine Marketing and Management" (INSEEC – Bordeaux) e atuou vendendo vinhos na França entre 2015 e 2017.

  • José Pinheiro

    Certificado pela WSET no Nível 4 Diploma e mais de 10 anos de experiência no mercado de alimentos e bebidas. Especialização em Champagne pela CIVC e Wine Spanish Educator. Responsável pelos restaurante Hakone Japanese & Fusion e Hakoteria.

  • Marcelo Vargas

    Especialista em Análise Sensorial de Bebidas e Alimentos formado na Itália. Graduação superior em Comunicação e Marketing. Professor convidado da Universidade de Camerino (Itália) para o Mestrado em Wine Business. Formando WSET Níveis 1, 2 e 3.

  • Pollyana Gomes

    Sommelière trabalhando com vinho desde 2003, ministra cursos profissionalizantes e lúdicos, treinamentos para brigadas e equipes de vendas, além de atuar na área de venda de vinhos. É estudante do Nível 4 – WSET Diploma.

  • Vinícius Santiago

    Sommelier Profissional formado pela Associação Brasileira de Sommeliers-RS, Formador Homologado de Jerez e WSET Level 3 Award in Wine and Spirits. Atua como Diretor de Degustação da ABS-RS, professor da Eno Cultura, e consultor para empresas do setor viti

  • Zeh Lima

    Certified Sommelier pela CMS e aluno do Diploma WSET, atua nos programas French e Italian Wine Scholar da WSG e é pioneiro na certificação Sake WSET Nível 3 no Brasil. Professor em A&B do Instituto Federal de Educação e comentarista da Rádio OPOVO/CBN.

  • Matias Chiesa

    Sommelier, escritor e com mais de 10 anos de experiência na indústria do vinho na Argentina. Possui as certificações WSET Educator e Diploma e atualmente foi aceito no mais respeitado instituto de ensino de vinhos, o The Institute of Masters of Wine. É ta

  • Rafael Puyau

    Estudante do Nível 4 - WSET Diploma, formado em enologia pelo CFPPA-FR, colunista no Infood e sommelier pelo Wine Institute-AR e pela ABS-RJ. Certificado WSET 3, FWS e CMS Introductory. Dedica-se aos cursos online Goles de Sabedoria e a webinários.