Eno Cultura – Cursos em Vinhos, Destilados e Eventos Corporativos no Brasil
Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, WSET

Eno Cultura, Eventos corporativos

Eno Cultura, Escola de vinhos / Wine School

Eno Cultura, Consultoria em vinhos em São Paulo

Whats'On

Fique por dentro das novidades que
acontecem no mundo dos vinhos
e destilados!

Apelações e classificações da Alsácia

Apelações e classificações da Alsácia

19/04/2018

A estrutura do sistema de denominação de origem da Alsásia é simples. Existem duas denominações principais para os vinhos tranquilos: Alsace e Alsace Grand Cru. Alsace cobre toda a região e é responsável pela maior parte da produção da região. Acima, temos Alsace Grand Cru. Cerca de 50 vinhas individuais têm direito a usar a denominação Alsace Grand Cru, e a grande maioria dos vinhos são elaborados utilizando apenas uma de quatro castas selecionadas: Riesling, Gewurstraminer, Pinot Gris ou Muscat.
A Alsácia é famosa por seus vinhos brancos aromáticos, tanto secos como doces – embora o nível de doçura dos vinhos nem sempre esteja indicado de forma clara nos rótulos. O termo Sélection de Grains Nobles (ou SGN) significa que o vinho foi elaborado com uvas afetadas pela “podridão nobre” e o vinho será doce. Os vinhos rotulados como Vendanges Tardives (que significa colheita tardia) são elaborados com uvas muito maduras que têm níveis altos de açúcar. Algumas destas uvas podem ter sido desidratadas (passado pelo processo passito) ou afetadas pela podridão nobre: os vinhos resultantes têm muito corpo, sabores maduros e concentrados, mas não necessariamente são doces (o estilo pode ir de seco a meio doce).
Os termos SGN e Vendanges Tardives podem ser utilizados tanto em vinhos com a denominação Alsace quanto em vinhos com a denominação Alsace Grand Cru. Tradicionalmente, os vinhos rotulados simplesmente como Alsace ou Alsace Grand Cru eram secos, mas com cada vez mais frequência muitos destes vinhos têm estilo quase seco ou meio seco. Não existe atualmente nenhum sistema especial de rotulagem que indique ao consumidor qual o nível de doçura do vinho. No entanto, há propostas em andamento para a criação deste sistema.

Quer saber mais sobre rótulos de vinhos? Consulte nossa agenda de cursos em http://www.enocultura.com.br/wset




Fonte - Eno Cultura