Eno Cultura – Cursos em Vinhos, Destilados e Eventos Corporativos no Brasil
Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, WSET

Eno Cultura, Eventos corporativos

Eno Cultura, Escola de vinhos / Wine School

Eno Cultura, Consultoria em vinhos em São Paulo

Whats'On

Fique por dentro das novidades que
acontecem no mundo dos vinhos
e destilados!

Eno Cultura promove degustação gratuita – Semana Internacional do Jerez

Eno Cultura promove degustação gratuita – Semana Internacional do Jerez

01/11/2017

Na ocasião da semana internacional do Jerez (6 a 12 de novembro), a Eno Cultura promoverá uma degustação e conversa informal sobre este interessante vinho fortificado produzido no sul da Espanha, na província de Andalucia. O evento, gratuito, ocorrerá no dia 08 de novembro, de 19h às 21h, no Camden House (Rua Manuel Guedes, 243 - Itaim, São Paulo).

O Jerez, também conhecido como Xerez em português, ou Sherry em inglês, tem um método de produção bastante peculiar, que pode resultar em estilos distintos e uma grande variação de aromas, intensidade e sucrosidade (do totalmente seco ao doce). Com um teor alcoólico que varia normalmente entre 15% e 22%, um elemento central que afeta o estilo do Jerez é o tipo de envelhecimento, que pode ser totalmente “biológico” (evitando o contato com o oxigênio) ou com graus diferentes de oxidação. Neste contexto, são fundamentais os conceitos de “flor” e “sistema de solera”, tão característicos do método de produção do Jerez.

Estes processos diferentes de envelhecimento darão origem a estilos diferentes de Jerez: Fino e Manzanilla, Amontillado, Oloroso... Além disso, há os estilos que já são doces (Pedro Ximénez e Moscatel) e os que são originalmente secos mas são transformados em doces (medium, pale cream e cream).

Esta degustação informal será uma grande oportunidade para entender estas diferenças e provar alguns estilos marcantes. Na ocasião, serão degustados os secos Fino e Oloroso, e o doce Cream – todos acompanhados de harmonizações clássicas. Além disso, também será explorado o enorme potencial do Jerez para coquetéis.
Não há necessidade de reservas para o evento. Basta aparecer no Camden House entre as 19h e 21h do dia 08/11, procurar pelo “canto do Jerez” e não hesitar em fazer perguntas à Eno Cultura!

Fonte -