Eno Cultura – Cursos em Vinhos, Destilados e Eventos Corporativos no Brasil
Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, WSET

Eno Cultura, Eventos corporativos

Eno Cultura, Escola de vinhos / Wine School

Eno Cultura, Consultoria em vinhos em São Paulo

Whats'On

Fique por dentro das novidades que
acontecem no mundo dos vinhos
e destilados!

ENTRE-DEUX-MERS

ENTRE-DEUX-MERS

24/01/2018

Entre-Deux-Mers é uma região e uma denominação de origem protegida (AOP) em Bordeaux, na França, que produz vinhos brancos secos e muito aromáticos. O nome desta região (“entre dois mares”) vem de sua localização entre os rios Garonne, ao sul, e Dordogne, ao norte, onde se espalham 1.500 hectares de videiras e cerca de 10.000 hectares de terra no total, caracterizando a maior denominação de Bordeaux. Dentro da região de Entre-Deux-Mers, há outras AOPs, onde são produzidos sobretudos vinhos tintos leves. O solo é predominantemente de argila ou argilo-arenoso, mas também há regiões com maior concentração calcária. Em média, cerca de 12 milhões de garrafas de vinho são produzidas a cada ano sob esta apelação.

Para receber o nome da AOP Entre-Deux-Mers no rótulo da garrafa, o vinho deve ser branco, seco, e as uvas permitidas são a Sauvignon Blanc (principalmente), Sémillon, Muscadelle e Sauvignon Gris. A Sauvignon Blanc traz ao nariz cheiros de citrinos muito frescos, como a toranja, que é sublinhado por aromas herbáceos e uma boa acidez. A Sémillon oferece notas como peras, casca de laranja, camomila, além de mais corpo e cremosidade na boca. E a Muscadelle e Sauvignon Gris contribuem para a complexidade aromática dos vinhos, sobretudo com perfumes florais.

A vivacidade e o caráter leve e elegante dos vinhos de Entre-Deux-Mers vão muito bem para harmonizar com frutos do mar frescos, como ostras na meia concha e mexilhões. Também são uma ótima combinação com uma variedade de queijos, legumes e saladas. Definitivamente uma ótima opção para o verão.

Algumas sugestões: Château du Pin, Bordeaux Blanc, 2013 (preço aproximado: R$ 93; Zahil); Château Les Tuileries, Entre-Deux-Mers, 2015, 375ml (preço aproximado: R$ 66; Premium)

Fonte - Eno Cultura

Últimas Notícias