Eno Cultura – Cursos em Vinhos, Destilados e Eventos Corporativos no Brasil
Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, WSET

Eno Cultura, Eventos corporativos

Eno Cultura, Escola de vinhos / Wine School

Eno Cultura, Consultoria em vinhos em São Paulo

Whats'On

Fique por dentro das novidades que
acontecem no mundo dos vinhos
e destilados!

Gouais Blanc - A Uva quase extinta

Gouais Blanc - A Uva quase extinta

28/06/2016

É muito comum, ao visitarmos um restaurante, nos depararmos com uvas clássicas como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot... mas o que esquecemos é que os vinhedos espalhados pelo mundo estão repletos de uvas ainda a serem descobertas e apreciadas como a Gouais Blanc.

Ela é conhecida como "a mãe de todas as uvas (definição de Jancis Robinson) e ela é tão importante quanto a Pinot, porém está quase extinta. É uma das uvas mais antigas e prolíferas da Europa Ocidental (nasceu entre a região nordeste central da França e a região ocidental do sul da Alemanha), espalhou-se durante a idade média e eram principalmente variações da Gouais. A primeira menção de confiança sobre essa uva foi em 1540 em Haut-Valais, Suiça.

Em questões viticulturais, a Gouais é uma uva muito produtiva e fértil, de brotamento e amadurecimento médios.

Extremamente difícil de encontrar, essa variedade foi banida muitas vezes na França e apenas um pequeno vinhedo em Marin, Haute-Savoie permanece, porém o vinho não é comercialmente engarrafado.

Em Haut-Valais, Suiça, Gouais Blanc foi continuamente cultivada desde a idade média com o nome de Gwäss e continua sendo amplamente cultivada nos dias de hoje. Os vinhos do produtor Josef Maire Chanton são feitos à partir de vinhas de rendimento controlado e tem aromas de maçã, pêra, e uma acidez cítrica marcada.

Você já experimentou algum vinho feito de Gouais Blanc?

Fonte - Eno Cultura