Eno Cultura – Cursos em Vinhos, Destilados e Eventos Corporativos no Brasil
Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, WSET

Eno Cultura, Eventos corporativos

Eno Cultura, Escola de vinhos / Wine School

Eno Cultura, Consultoria em vinhos em São Paulo

Whats'On

Fique por dentro das novidades que
acontecem no mundo dos vinhos
e destilados!

Métodos para produção de Vinhos Rosés

Métodos para produção de Vinhos Rosés

22/12/2017

Você sabe como são produzidos os Vinhos Rosés?

Confira os principais métodos:

Prensagem direta
As uvas serão prensadas imediatamente após a colheita e são fermentadas assim como os vinhos brancos, sem o contato com as peles, e em temperaturas entre 12° a 22°C. O suco e as peles entram em contato uns com os outros apenas durante o ciclo de prensagem (1-4 horas).
Nesse método a maior parte dos aromas das uvas é preservado, e pode ser ainda mais eficaz quando o processo é realizado sob a atmosfera de gás inerte. O resultado é um rosé de cor pálido e com delicados aromas de frutas vermelhas silvestres.

Rosé de Saignée (“método de sangria”)
Após o esmagamento das uvas, as peles e a polpa são mantidas em contato com o mosto em uma cuba de aço inox, a maceração acontece por um curto periodo entre 6 a 48 horas (podendo ou não iniciar a fermentação), de acordo com a intensidade da cor desejada, numa temperatura de 12 a 22°C.
Após este período, o mosto é saparado das peles e fermentado como um vinho branco, o resultado é uma cor rosada, mais corpo, vestigios de tanino, geralmente são menos aromáticos, com caracteristicas de frutas vermelhas maduras.
A sangria é o líquido da drenagem dos vinhos tintos. Através desse método, bastante utilizado, o vinho rosé pode ser considerado por muitos um subproduto do tinto. Os rosés produzidos dessa maneira são os mais estruturados.

Corte
Uma pequena quantidade de vinho tinto é adicionada ao vinho branco, tornando-se rosé. Esse método é utilizado na produção de Champagne rosés, porém pouco utilizado para vinhos tranquilos de qualidade.

Fonte -