Eno Cultura – Cursos em Vinhos, Destilados e Eventos Corporativos no Brasil
Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, WSET

Eno Cultura, Eventos corporativos

Eno Cultura, Escola de vinhos / Wine School

Eno Cultura, Consultoria em vinhos em São Paulo

Whats'On

Fique por dentro das novidades que
acontecem no mundo dos vinhos
e destilados!

Umami

Umami

04/10/2017

Você sabe o que é o Umami?

Umami é o nome dado ao quinto sabor básico, descoberto pelo pesquisador japonês Kikunae Ikeda no ano de 1908.

A origem da palavra umami é japonesa e significa "delicioso e apetitoso". Ele complementa os outros quatro gostos básicos do paladar humano: amargo, doce, azedo, salgado.

Do que o umami é composto?
Seu sabor é composto por três principais substâncias presentes em diversos alimentos: glutamato, inosinato e guanilato.
O glutamato é um aminoácido comum que se encontra em grande quantidade em alimentos como carnes, frutos do mar, tomate, ervilhas, milho e queijo parmesão, e foi a primeira substância associada ao umami.

Como o umami é percebido em nossa boca?
Ao degustar um alimento ou bebida, os receptores das células gustativas localizadas na superfície da língua recebem as substâncias do gosto. Nesse momento são ativados cerca de 7.500 e 12.000 botões gustativos que irão identificar os gostos básicos (doce, salgado, azedo, amargo e umami) e transmitir informações para o cérebro através dos nervos gustativos.

Qual o gosto do umami?
O gosto umami é um conceito novo para muitos e identificá-lo também requer aprendizado. Ele possui um gosto denso, profundo e duradouro que produz na língua uma sensação aveludada. É preciso memorizar esse gosto para que a identificação seja automática, como para os outros quatro. Para isso, basta você degustar alimentos ricos em umami.

Como reconhecer o gosto umami?
Você conseguirá perceber o umami ao seguir estes passos, veja como não é tão difícil: Coloque um cogumelo (shitake ou shimeji) por um minuto no micro-ondas sem tempero e coma em seguida. Este é o sabor do Umami.

Quais são os alimentos ricos em umami?
O umami foi percebido pela primeira vez no dashi, um caldo típico da culinária japonesa composto de alga marinha seca, peixe bonito desidratado e cogumelo shiitake seco. Carne maturada, aspargos, queijos curados e cogumelos, tomate seco são fontes de umami.

Alguns alimentos e molhos utilizados na culinária japonesa, como peixes e molho shoyu também são grandes fontes de umami.




Fonte - https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/o-poder-do-umami-quinto-gosto-fundamental-9596294 https://www.significados.com.br/umami/ http://www.portalumami.com.br/o-que-e-umami/