Eno Cultura – Cursos em Vinhos, Destilados e Eventos Corporativos no Brasil
Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, WSET

Eno Cultura, Eventos corporativos

Eno Cultura, Escola de vinhos / Wine School

Eno Cultura, Consultoria em vinhos em São Paulo

Whats'On

Fique por dentro das novidades que
acontecem no mundo dos vinhos
e destilados!

Vinícolas de Santa Catarina

Vinícolas de Santa Catarina

07/10/2016

No fim de setembro, Paulo Brammer e Thiago Mendes visitaram as vinícolas de Santa Catarina, foram 3 regiões diferentes: Agua Doce, Campo Belo do Sul e São Joaquim. A região é jovem e com muito potencial de crescimento. Com uma altitude de 900m a 1400m e amplitude térmica bem elevada (mais de 15C de variação em média anual).
As vinícolas são bem diferentes e o rendimento oscila bastante dependendo do produtor, sendo em média 6mil plantas por hectare. O solo é basáltico, pedregoso com bastante conteúdo orgânico. Paulo Brammer ressaltou “estava tudo bastante verde e com crescimento de trevo branco natural entre as videiras, adoramos ver que ocorre correções de calcário em solo feita por alguns produtores. “
As vinícolas são rápidas em mudanças referentes a produção. Thiago Mendes disse “Vimos um vinhedo que tinha alterado a variedade depois de 9 anos de produção”. Muito produtores usam redes contra granizo e pássaros. O método de irrigação por espersão e tambores de fogo são usadas contra nevoeiro. A precipitação é alta, acima de 1000mm/ano.
Os Enólogos fazem poda tardia em variedades de brotação precoce para escapar de problemas com nevoeiros no início da primavera.

E você conhece as vinícolas de Santa Catarina?

Fonte - Eno Cultura