Eno Cultura – Cursos em Vinhos, Destilados e Eventos Corporativos no Brasil
Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, Cursos de Vinhos no Brasil

Eno Cultura, WSET

Eno Cultura, Eventos corporativos

Eno Cultura, Escola de vinhos / Wine School

Eno Cultura, Consultoria em vinhos em São Paulo

Whats'On

Fique por dentro das novidades que
acontecem no mundo dos vinhos
e destilados!

Você sabe como armazenar seus vinhos de forma correta?

Você sabe como armazenar seus vinhos de forma correta?

29/01/2018




Para pode obter o melhor de qualquer vinho, é muito importante armazená-lo adequadamente e servi-lo à temperatura correta. Alguns cuidados básicos e equipamentos simples são suficientes para que o melhor de um vinho possa ser desfrutado.

Veja algumas dicas que preparamos para você armazenar seus rótulos de forma correta:

Temperatura:
• Para armazenamentos de longo prazo, a temperatura para todos os vinhos deve ser fresca e constante, de preferência entre 10 ºC e 15 ºC. Os extremos de calor e de frio podem danificar o vinho.

Como armazenar:
• Guarde os vinhos vedados com rolhas na posição horizontal, de modo a assegurar que a rolha se mantenha em contato com o vinho. Se a rolha secar, poderá deixar entrar e o ar oxidará o vinho. Os vinhos vedados com tampa de rosca podem ser guardados na posição vertical, sem qualquer risco.
• Mantenha o vinho afastado de vibrações, para que repouse sem interferências.

O que evitar:
• Um dos piores lugares para o armazenamento de longo prazo é a cozinha, devido às grandes mudanças de temperatura. Guardar vinhos por longos períodos em ambientes muito refrigerados pode fazer com que as rolhas endureçam e percam sua elasticidade. Como resultado, a vedação falha e o ar pode afetar o vinho, fazendo com que ele fique passado. No caso dos espumantes, estes perdem a efervescência.
• Mantenha os vinhos afastados de luzes intensas. A luz solar ou a luz artificial aquecerão o vinho, fazendo com que fique passado e velho antes do tempo. A luz artificial pode fazer com que alguns vinhos desenvolvam sabores desagradáveis.


Existem outras formas mais sofisticadas de se armazenar vinhos, como por exemplo, o coravin.

Coravin é um inovador sistema que permite servir vinhos em taça sem nunca precisar abrir a garrafa! Uma agulha extremamente fina e afiada, atravessa cápsula e rolha, acessando o vinho no interior da garrafa e servindo-o diretamente no copo. Após servido, o espaço vazio dentro da garrafa é preenchido com gás argônio (inodoro e inerte) que está num tubo acoplado ao aparelho. Alguns segundos depois do processo, a natural elasticidade da rolha sela a garrafa novamente!

Já amplamente utilizado em restaurantes europeus e americanos, a Enoteca Decanter Porto Alegre foi um dos primeiros locais no Brasil a disponibilizar este serviço aos seus clientes.

Em sua carta de vinhos são servidos rótulos como Meursault 1er Cru Perrières 2014 Château de Cîteaux Côte de Beaune, Borgonha, França; Château La Croix Saint Georges 2010 Joseph Janoueix Pomerol, Bordeaux, França e Riesling Sekt Brut 2009 Franz Künstler | Hochheim, Rheingau, Alemanha, entre muitos outros.

Consumidores também podem adquirir Coravin e preservar vinhos em casa. Os valores com preços que variam entre R$ 1.200,00 a R$ 3.000,00, dependendo do modelo.

Fonte - Eno Cultura