Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

CINSAULT
18 de janeiro de 2018

CINSAULT

Conteúdo Técnico

Esta uva tinta de poucos taninos, com pronúncia parecida com “sãn-soul”, é tradicionalmente usada como parceira de corte com Grenache, Syrah e Mourvedre no sul do Rhône.

No passado sempre foi bastante incomum ver Cinsault produzindo vinho varietal, exceto em alguns vinhos rosés produzidos pelo método de sangria. Hoje muitos produtores, principalmente no Chile e África do Sul (onde também é conhecida como Hermitage), vinificam de forma varietal atingindo um ótimo frescor e vivacidade.

As vinhas de Cinsault foram cultivadas há séculos no sul da França, é vigorosa de colheita abundante. Resiste bem a seca e é propensa a apodrecer em condições úmidas, por isso é bastante utlizada no Marrocos e Argélia.

Sugestão: De Martino Gallardia Cinsault Rosé 2016 (preço aproximado: R$ 96; Decanter);

+
WhatsApp Image 2018 09 04 at 10.14.40 270x270 - Série: Problemas nas Vinhas [ PESTES ]
4 de setembro de 2018

Série: Problemas nas Vinhas [ PESTES ]

As vinhas têm algumas vantagens com relação a muitas das lavouras convencionais: são plantas relativamente resistentes a condições ambientais adversas e não sofrem a pressão por “estética” que muitos outros vegetais sofrem, pois o que importa para a produção de vinhos é o suco de uma uva saudável. Não obstante, a vida de um viticultor […]

continuar lendo
+
Whats On 570x270 - Agenda de Workshops 2º Semestre
27 de agosto de 2018

Agenda de Workshops 2º Semestre

Tema: Vinhos biodinâmicos Data: 12 de setembro Há uma tendência mundial ao controle de elementos químicos na plantação de uvas e na vinificação, tendo como pano de fundo um maior respeito ao ecossistema e a busca por vinhos de maior qualidade. Um resultado deste movimento é uma menor uniformização dos vinhos, que passam a refletir […]

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018

Desenvolvido por: Clicktarget