Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

Eno Cultura promove degustação gratuita – Semana Internacional do Jerez
1 de novembro de 2017

Eno Cultura promove degustação gratuita – Semana Internacional do Jerez

Mídia

Na ocasião da semana internacional do Jerez (6 a 12 de novembro), a Eno Cultura promoverá uma degustação e conversa informal sobre este interessante vinho fortificado produzido no sul da Espanha, na província de Andalucia. O evento, gratuito, ocorrerá no dia 08 de novembro, de 19h às 21h, no Camden House (Rua Manuel Guedes, 243 – Itaim, São Paulo).

O Jerez, também conhecido como Xerez em português, ou Sherry em inglês, tem um método de produção bastante peculiar, que pode resultar em estilos distintos e uma grande variação de aromas, intensidade e sucrosidade (do totalmente seco ao doce). Com um teor alcoólico que varia normalmente entre 15% e 22%, um elemento central que afeta o estilo do Jerez é o tipo de envelhecimento, que pode ser totalmente “biológico” (evitando o contato com o oxigênio) ou com graus diferentes de oxidação. Neste contexto, são fundamentais os conceitos de “flor” e “sistema de solera”, tão característicos do método de produção do Jerez.

Estes processos diferentes de envelhecimento darão origem a estilos diferentes de Jerez: Fino e Manzanilla, Amontillado, Oloroso… Além disso, há os estilos que já são doces (Pedro Ximénez e Moscatel) e os que são originalmente secos mas são transformados em doces (medium, pale cream e cream).

Esta degustação informal será uma grande oportunidade para entender estas diferenças e provar alguns estilos marcantes. Na ocasião, serão degustados os secos Fino e Oloroso, e o doce Cream – todos acompanhados de harmonizações clássicas. Além disso, também será explorado o enorme potencial do Jerez para coquetéis.
Não há necessidade de reservas para o evento. Basta aparecer no Camden House entre as 19h e 21h do dia 08/11, procurar pelo “canto do Jerez” e não hesitar em fazer perguntas à Eno Cultura!

+
pinot grigio whats on enocultura 500x270 - PINOT GRIGIO
19 de janeiro de 2018

PINOT GRIGIO

Pinot Grigio (nome italiano) é a mesma uva que a Pinot Gris (nome francês), uma variedade altamente popular que é plantada na França, Itália, Alemanha e em outros países da Europa, assim como em regiões do Novo Mundo como Oregon (EUA), Nova Zelândia e Austrália. As uvas são de um rosa-acinzentado/amarronzado, e os vinhos resultantes […]

continuar lendo
+
espumantes whats on enocultura 570x270 - ESPUMANTES
22 de dezembro de 2017

ESPUMANTES

Os vinhos espumantes remetem a celebração… geralmente são consumidos sozinhos, mas também podem desempenhar muito bem à mesa. Nos espumantes produzidos através do método de tanque (ou Charmat), onde as bolhas são retidas durante a segunda fermentação em grandes tanques selados, as notas primárias (fruta, flor…) são o grande destaque, gerando um estilo mais leve […]

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018

Desenvolvido por: Clicktarget