Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

Umami
4 de outubro de 2017

Umami

Conteúdo Técnico

Você sabe o que é o Umami?

Umami é o nome dado ao quinto sabor básico, descoberto pelo pesquisador japonês Kikunae Ikeda no ano de 1908.

A origem da palavra umami é japonesa e significa “delicioso e apetitoso”. Ele complementa os outros quatro gostos básicos do paladar humano: amargo, doce, azedo, salgado.

Do que o umami é composto?
Seu sabor é composto por três principais substâncias presentes em diversos alimentos: glutamato, inosinato e guanilato.
O glutamato é um aminoácido comum que se encontra em grande quantidade em alimentos como carnes, frutos do mar, tomate, ervilhas, milho e queijo parmesão, e foi a primeira substância associada ao umami.

Como o umami é percebido em nossa boca?
Ao degustar um alimento ou bebida, os receptores das células gustativas localizadas na superfície da língua recebem as substâncias do gosto. Nesse momento são ativados cerca de 7.500 e 12.000 botões gustativos que irão identificar os gostos básicos (doce, salgado, azedo, amargo e umami) e transmitir informações para o cérebro através dos nervos gustativos.

Qual o gosto do umami?
O gosto umami é um conceito novo para muitos e identificá-lo também requer aprendizado. Ele possui um gosto denso, profundo e duradouro que produz na língua uma sensação aveludada. É preciso memorizar esse gosto para que a identificação seja automática, como para os outros quatro. Para isso, basta você degustar alimentos ricos em umami.

Como reconhecer o gosto umami?
Você conseguirá perceber o umami ao seguir estes passos, veja como não é tão difícil: Coloque um cogumelo (shitake ou shimeji) por um minuto no micro-ondas sem tempero e coma em seguida. Este é o sabor do Umami.

Quais são os alimentos ricos em umami?
O umami foi percebido pela primeira vez no dashi, um caldo típico da culinária japonesa composto de alga marinha seca, peixe bonito desidratado e cogumelo shiitake seco. Carne maturada, aspargos, queijos curados e cogumelos, tomate seco são fontes de umami.

Alguns alimentos e molhos utilizados na culinária japonesa, como peixes e molho shoyu também são grandes fontes de umami.

Fonte – https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/o-poder-do-umami-quinto-gosto-fundamental-9596294 https://www.significados.com.br/umami/ http://www.portalumami.com.br/o-que-e-umami/

+
enocultura promove desgustacao gratuita semana internacional do Jerez 570x270 - Eno Cultura promove degustação gratuita – Semana Internacional do Jerez
1 de novembro de 2017

Eno Cultura promove degustação gratuita – Semana Internacional do Jerez

Na ocasião da semana internacional do Jerez (6 a 12 de novembro), a Eno Cultura promoverá uma degustação e conversa informal sobre este interessante vinho fortificado produzido no sul da Espanha, na província de Andalucia. O evento, gratuito, ocorrerá no dia 08 de novembro, de 19h às 21h, no Camden House (Rua Manuel Guedes, 243 […]

continuar lendo
+
enocultura na expovinis 2016 472x270 - Eno Cultura na ExpoVinis 2016
21 de junho de 2016

Eno Cultura na ExpoVinis 2016

O Lounge Wine Thinking rendeu elogios na maior feira de vinhos da América Latina, a ExpoVinis. O stand que contava com: Eno Cultura, Court of Master Sommelier, Decanter, Wine Thinking, Instituto Federal ministrou 16 palestras e ofereceu várias experiências pautadas em Inovação nos 3 dias de feira. A Eno Cultura nasceu para gerar conhecimentos para […]

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018

Desenvolvido por: Clicktarget