Harmonização

Umami

Publicado em 04 de outubro de 2017
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Umami

Você sabe o que é o Umami?

Umami é o nome dado ao quinto sabor básico, descoberto pelo pesquisador japonês Kikunae Ikeda no ano de 1908.

A origem da palavra umami é japonesa e significa “delicioso e apetitoso”. Ele complementa os outros quatro gostos básicos do paladar humano: amargo, doce, azedo, salgado.

Do que o umami é composto?
Seu sabor é composto por três principais substâncias presentes em diversos alimentos: glutamato, inosinato e guanilato.
O glutamato é um aminoácido comum que se encontra em grande quantidade em alimentos como carnes, frutos do mar, tomate, ervilhas, milho e queijo parmesão, e foi a primeira substância associada ao umami.

Como o umami é percebido em nossa boca?
Ao degustar um alimento ou bebida, os receptores das células gustativas localizadas na superfície da língua recebem as substâncias do gosto. Nesse momento são ativados cerca de 7.500 e 12.000 botões gustativos que irão identificar os gostos básicos (doce, salgado, azedo, amargo e umami) e transmitir informações para o cérebro através dos nervos gustativos.

Qual o gosto do umami?
O gosto umami é um conceito novo para muitos e identificá-lo também requer aprendizado. Ele possui um gosto denso, profundo e duradouro que produz na língua uma sensação aveludada. É preciso memorizar esse gosto para que a identificação seja automática, como para os outros quatro. Para isso, basta você degustar alimentos ricos em umami.

Como reconhecer o gosto umami?
Você conseguirá perceber o umami ao seguir estes passos, veja como não é tão difícil: Coloque um cogumelo (shitake ou shimeji) por um minuto no micro-ondas sem tempero e coma em seguida. Este é o sabor do Umami.

Quais são os alimentos ricos em umami?
O umami foi percebido pela primeira vez no dashi, um caldo típico da culinária japonesa composto de alga marinha seca, peixe bonito desidratado e cogumelo shiitake seco. Carne maturada, aspargos, queijos curados e cogumelos, tomate seco são fontes de umami.

Alguns alimentos e molhos utilizados na culinária japonesa, como peixes e molho shoyu também são grandes fontes de umami.

Fonte – https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/o-poder-do-umami-quinto-gosto-fundamental-9596294 https://www.significados.com.br/umami/ http://www.portalumami.com.br/o-que-e-umami/

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Harmonização

Vinho e churrasco: aprenda a harmonizar os dois!

11 de outubro de 2021

Quer saber se vinho e churrasco harmonizam? A resposta é: CLARO! Leia o artigo completo para saber como desfrutar dessas duas paixões juntas!

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Harmonização

Conheça algumas dicas de harmonização

06 de junho de 2019

Conheça algumas dicas de harmonização como carnes brancas e vermelhas e alguns alimentos ácidos que precisam de atenção na harmonização de alguns vinhos.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.