Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

Vinícolas de Santa Catarina
7 de outubro de 2016

Vinícolas de Santa Catarina

Mídia

No fim de setembro, Paulo Brammer e Thiago Mendes visitaram as vinícolas de Santa Catarina, foram 3 regiões diferentes: Agua Doce, Campo Belo do Sul e São Joaquim. A região é jovem e com muito potencial de crescimento. Com uma altitude de 900m a 1400m e amplitude térmica bem elevada (mais de 15C de variação em média anual).
As vinícolas são bem diferentes e o rendimento oscila bastante dependendo do produtor, sendo em média 6mil plantas por hectare. O solo é basáltico, pedregoso com bastante conteúdo orgânico. Paulo Brammer ressaltou “estava tudo bastante verde e com crescimento de trevo branco natural entre as videiras, adoramos ver que ocorre correções de calcário em solo feita por alguns produtores. “
As vinícolas são rápidas em mudanças referentes a produção. Thiago Mendes disse “Vimos um vinhedo que tinha alterado a variedade depois de 9 anos de produção”. Muito produtores usam redes contra granizo e pássaros. O método de irrigação por espersão e tambores de fogo são usadas contra nevoeiro. A precipitação é alta, acima de 1000mm/ano.
Os Enólogos fazem poda tardia em variedades de brotação precoce para escapar de problemas com nevoeiros no início da primavera.

E você conhece as vinícolas de Santa Catarina?

+
masterclass espumantes ingleses enocultura 570x270 - Masterclass Espumantes Ingleses
12 de dezembro de 2016

Masterclass Espumantes Ingleses

Você sabia que a Inglaterra produz excelentes espumantes? Nessa inédita Masterclass no dia 15 de dezembro, das 19:30h às 21:30h na Casa do Porto (São Paulo), abordaremos o desenvolvimento da produção de vinhos da Inglaterra, castas cultivadas, estilos de espumantes e tendências. Serão degustados 5 espumantes durante a Masterclass, entre brut e rosés. São eles […]

continuar lendo
+
espumantes whats on enocultura 570x270 - ESPUMANTES
22 de dezembro de 2017

ESPUMANTES

Os vinhos espumantes remetem a celebração… geralmente são consumidos sozinhos, mas também podem desempenhar muito bem à mesa. Nos espumantes produzidos através do método de tanque (ou Charmat), onde as bolhas são retidas durante a segunda fermentação em grandes tanques selados, as notas primárias (fruta, flor…) são o grande destaque, gerando um estilo mais leve […]

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018

Desenvolvido por: Clicktarget