Uvas de Clima Frio: Pinot Noir
A Pinot Noir nos remete a alguns atributos como alta acidez, baixo nível de taninos e vinhos de corpo leve a médio. Os seus aromas primários são predominantemente de frutas vermelhas; os secundários, sobretudo resultantes do contato com a madeira, geralmente estão associados a especiarias como gengibre, canela e pimenta branca; e, quando os vinhos envelhecem, surgem notas terciárias de terra, cogumelo e aspectos animais. Esta é uma uva de pele fina e amadurecimento precoce, que tem preferência por solos argilo-calcários e, assim como todas as castas que estão nesta nossa série, clima frio a moderado. A origem da variedade de uva Pinot é ainda oficialmente indeterminada, embora haja alguns indícios que apontam para o Jura. Ela já é plantada há mais de 2000 anos, embora antigamente não com o nome Pinot: apelidos antigos incluem Morillon, Noirien e Avernat. Oficialmente, a primeira menção à Pinot Noir foi em 1375, com o duque Philippe de Hardi enviando Pinot Noir para a Bélgica; muito provavelmente, porém, ela foi mencionada bem antes dessa data documentada. Justamente por ser uma casta plantada há tanto tempo, há muitas variações clonais desta casta (mais de 1000!). Na verdade, Pinot é uma variedade, e castas como Pinot Noir, Pinot Meunier, Pinot Gris e Pinot Blanc são apenas variações genéticas do núcleo do genoma: ou seja, possuem diferentes fenótipos, com variações inclusive de cor, mas compartilham o mesmo DNA. A região mais célebre para a Pinot Noir no mundo é a Borgonha, com um clima e variedade de solos que possibilitam vinhos de extrema complexidade. Ainda na França, outras regiões importantes para a Pinot Noir são Sancerre e Menetou-Salon (Vale do Loire), e Alsácia. Pelo mundo, temos também regiões incríveis para esta uva, dentre as quais podemos citar: Ahr, Rheingau, Rheinhessen e Pfalz (Alemanha), Willamete Valley (Oregon, EUA), Wairarapa e Central Otago (Nova Zelândia), Neuquén e Río Negro (Patagônia, Argentina), Casablanca e San Antonio (Chile), Hemel-em-Aarde (África do Sul) e Mornington Peninsula (Austrália).
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.