Sauvignon Blanc
A uva Sauvignon Blanc, nativa da região do Loire, na França, vem de uma videira vigorosa, que resiste bem a condições frias. Esta videira é conhecida por ser indisciplinada e produtiva, o que talvez explique a raiz do seu nome. Sauvignon é retirado da palavra francesa “sauvage” que significa selvagem. Por ser muito vigorosa, ela também necessita de podas constantes para que o rendimento não seja muito alto (o que traria uma maior diluição ao vinho), deixando-a mais suscetível a algumas doenças, como as doenças de tronco causadas por fungos. Além disso, ela tem um ciclo de crescimento relativamente curto: floresce tardiamente e amadurece relativamente cedo.
Sauvignon Blanc: climas e estilos de vinhos
Climas muito quentes levam a um super amadurecimento, prejudicando a característica aromática da casta e limitando a acidez/tensão. Ela se adapta bem, portanto, a climas moderados e frios, onde uma boa exposição solar é necessária para que ela amadureça apropriadamente. Níveis altos de teor aromático e acidez são justamente duas características centrais desta casta, que terá uma identidade marcante independentemente do terroir onde tiver crescido.
Os componentes aromáticos da Sauvignon Blanc
Dentre os componentes aromáticos presentes na Sauvignon Blanc, os mais intensos são a pirazina e o tiol. A pirazina é um composto orgânico aromático presente na própria uva, responsável por muitos dos aromas herbáceos característicos desta casta, como pimentão, grama e aspargo. Já o tiol é um composto organo-sulfurado que é um sub-produto da fermentação. Ele cheira a fruta em pequenas quantidades, mas em quantidades maiores gera aromas desagradáveis e é considerado um defeito no vinho.
As frutas mais marcantes no caso da Sauvignon são os cítricos (como grapefruit) e maracujá; um tiol também pode gerar um aroma peculiar que em pequenas quantidades não será um defeito, e que remete a urina de gato! Justamente por esta característica aromática, a Sauvignon Blanc geralmente é fermentada em baixas temperaturas em ambientes inertes (sobretudo aço inoxidável), gerando vinhos com alta acidez, aromas marcantes de frutas cítricas e herbáceos, e próprios para consumo enquanto jovens.
Exemplos de regiões que produzem Sauvignon Blanc de alta qualidade
Há, porém, exemplos de uvas com maior concentração que comportam estágio em madeira e geram vinhos mais longevos, além de blends com outras uvas levando a estilos distintos. A região mais famosa e originária da Sauvignon Blanc é o Vale do Loire, com denominações como Sancerre, Pouilly-Fumé e Menetou-Salon, que fazem vinhos secos com acidez alta, minerais, caráter mais verde e em alguns casos “defumado”.
Ainda na França, a Sauvignon é também bastante presente no Sudoeste, como em Bergerac e Bordeaux, onde geralmente compõe blends com a Sémillon para gerar vinhos com mais corpo, e em muitos casos vinhos doces resultantes da exposição à “podridão nobre” (fungo Botrytis). Outras regiões do velho mundo com presença importante da Sauvignon são Rueda (Espanha), Styria (Áustria) e Collio (Itália).
Já no Novo Mundo, os vinhos geralmente assumem um caráter mais exuberante de frutas tropicais e aromas herbáceos, com os principais expoentes sendo Nova Zelândia, Chile (especialmente Leyda e San Antonio), África do Sul e Austrália. Além disso, nos EUA a Califórnia se sobressaiu com um estilo de Sauvignon mais encorpado e envelhecido em madeira, que geralmente é intitulado Fumé Blanc.
Dicas de vinhos:
Luiz Argenta Jovem Sauvignon Blanc (Vinícola Luiz Argenta)
Iona Sauvignon Blanc (Coletanea Vinhos)
Famille Bougrier Sancerre Blanc (World Wine)
A Sauvignon Blanc tem um capítulo dedicada a ela no WSET Nível 2. Escolha a melhor turma para você aqui!
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.