Cruzamento entre Uvas: Dornfelder
Na década de 50, August Herold cruzou duas variedades alemãs de nomes difíceis que foram criadas por ele – Helfensteiner e Heroldrebe – no centro de pesquisa em Baden-Württemberg, no sul da Alemanha. A nova variedade não recebeu o nome do criador, porque um dos pais da Dornfelder já tinha parte do nome de Herold, então Immanuel August Ludwig Dornfeld, um dos fundadores da escola de viticultura Weinsberg, foi homenageado.
A Dornfelder é uma uva tinta que possui casca grossa, fator que impulsiona a resistência à Botrytis cinerea e também é uma ótima parceira para blends, por cooperar com cor profunda. É vigorosa e possui alta produtividade, e essas características fizeram os produtores ficarem atentos ao rendimento que deve ser controlado, para resultar em uvas com boa concentração de frutas, principalmente nos vinhos destinados ao amadurecimento em barricas de carvalho.
A Alemanha autorizou a utilização oficial da Dornfelder em 1980 e prosperou muito bem durante os 5-6 anos seguintes, cuja área plantada cresceu exorbitantemente. Para se ter uma ideia, a área plantada passou de 124 hectares existentes no fim da década de 70, para 7649 em 2017, fazendo com que a Dornfelder ultrapassasse muitas castas no ranking das mais cultivadas, ficando apenas atrás da Spätburgunder (mais conhecida como Pinot Noir, com 11767 ha), entre as tintas cultivadas em solo alemão. Um dos motivos do sucesso pode ser devido ao fato de antes dela, os tintos locais terem a coloração pouco expressiva. Tanto é que no início a Dornfelder era mais utilizada nos blends justamente para corroborar com a cor do vinho e, atualmente, muitos varietais são encontrados.
As principais regiões produtoras são Rheinhessen e Pfalz, onde os vinhos elaborados com Dornfelder costumam ter cor intensa, são macios e possuem alta acidez. Alguns outros países confiam na potencialidade da casta, como a Suiça, a Inglaterra, a República Tcheca e, mais recentemente, a Austrália. Esses países estão enxergando na Dornfelder uma bela alternativa à uva Pinot Noir, para produzir vinhos tintos com uvas cultivadas em solos de climas frios.
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.