Viticultura

Cuidados na Videira: Enxertia

Publicado em 24 de janeiro de 2020
Atualizado em 10 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Cuidados na Videira: Enxertia

Na época nebulosa da filoxera, século XIX, a enxertia foi o único método eficaz para garantir a proteção dos vinhedos a fim de que eles prosperassem. A técnica da enxertia consiste basicamente em unir duas espécies de videiras. Em contato com o solo deve ficar uma variedade americana (Vitis labrusca) ou híbrida, já que são resistentes à filoxera (pulgão que ataca as raízes da videira e abre espaço para ataque de outros microrganismos), os chamados porta-enxertos (PE). Na parte de cima, fica a espécie europeia (Vitis vinifera), que é extremamente suscetível à essa praga, conhecido como enxerto.

Ao longo do tempo e dos estudos percebeu-se que os PE não só protegem contra a filoxera como também podem beneficiar as videiras em outros aspectos. Na conferência Tasting Climate Change realizada em Montreal (Canadá), no fim de 2019, os PE apareceram como tema. Foram citados como opções concretas para abrandar as mudanças climáticas, podendo influenciar nos seguintes aspectos:

  • quebra da dormência e consequente início da brotação;
  • resistência às pragas;
  • vigor do crescimento de galhos e folhas;
  • eficiência no uso da água;
  • absorção de nutrientes;
  • produção de frutos.

Além disso, os PE podem ser agentes de influência da relação da planta com o pH do solo, exercer papel nas relações entre fungos que auxiliam na atividade microbiana no solo, entre outros fatores.

A atuação positiva do PE depende das características dele, da variedade enxertada e das condições locais, principalmente. Morgan Twain-Peterson, proprietário e enólogo da vinícola Bedrock (Califórnia), afirmou que um PE muito comum por lá, o St. George, retira muito nitrogênio e potássio do solo o que culmina em mudança não satisfatória no pH deste solo e dos vinhos. Daí é possível concluir que a seleção do PE é fundamental para influenciar na qualidade final do produto.

A enxertia também pode ser um caminho para cultivar novas castas, ou seja modificar variedades que não estão se desenvolvendo bem por outras com mais potencial (técnica chamada sobre-enxertia). Ao lançar mão dessa prática, o produtor preserva toda a infraestrutura da videira, principalmente o sistema radicular já bem estabelecido. É uma forma de realizar uma mudança rápida para uma variedade ou um clone melhor, sem depender de esperar, geralmente, os 3 anos para iniciar a produção (tempo estimado para realizar a primeira colheita quando se começa o cultivo do “zero”). Já na primeira safra é possível obter bons rendimentos, segundo o artigo de Tony Hoare, publicado no site barossa.com.

Para a videira prosperar bem quando submetida à enxertia, depende da habilidade de quem conduz o processo e do gerenciamento de perto da evolução da vinha. É um custo alto envolvido, porém aprovado e utilizado pela maioria dos produtores do mundo, além de extremamente necessário.

 

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Viticultura

Qual a relação entre solos de ardósia e o vinho?

26 de maio de 2021

Você sabe o que é o Solo Ardósia? Clique aqui para entender a relação deste solo com o vinho e os lugares mais comuns onde pode ser encontrado.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Viticultura

Dupla Poda – Vinhos de Inverno

28 de fevereiro de 2022

A dupla poda na videira revolucionou a viticultura em vários estados do Brasil. Leia o conteúdo completo sobre as técnicas usadas nos vinhos de inverno.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.