Conheça a relação entre o solo vulcânico e o vinho
As regiões onde são encontrados o solo vulcânico estão, de forma geral, ou em uma faixa de erupção magmática iminente ou o solo é cheio de expelentes remanescentes de explosões vulcânicas que ocorreram anteriormente. Ou seja, são solos que se formaram a partir de material vulcânico original.
Nesse sentido, podemos afirmar que envolve a lava em todas as suas formas. Como por exemplo, o basalto negro, os fragmentos expelidos de um vulcão, e até as pedras-pomes e aluviões vulcânicos que se depositam em vales.
O solo vulcânico é infértil, culminando em estresse na videira que produz uvas pequenas, em quantidade reduzida e com cascas relativamente grossas. Por conta disso, os vinhos costumam ser carregados de sabor e estruturados. A alta acidez é também outro destaque encontrado nos vinhos.
O impacto do solo na videira e no vinho
Estudos sobre como e se o solo afeta o sabor do vinho diretamente ocorre há anos. Não se sabe com absoluta certeza se conseguimos saborear os minerais ou outros compostos químicos que geram sabor diretamente do solo. Por outro lado, sabe-se que indiretamente ele impacta na bebida que está na taça, por exemplo.
A forma como o solo retém a água que é capturada pela raiz da videira, como ele reflete ou absorve a luz solar. O que mostra que afeta como a videira se desenvolve durante o ciclo e consequentemente impacta na formação e características das uvas.
O solo vulcânico, apesar de não ser tão falado e não carregar uma grande fama como o calcário, é considerado um dos solos com mais potencial visando qualidade no cultivo da videira.
Ele representa apenas cerca de 1% do total do planeta. Há uma grande variedade de tipos de solos vulcânicos. Mas de forma geral são porosos, proporcionam boa drenagem que faz com que a raiz da vinha se aprofunde e alcance diversas camadas do solo em busca de nutrientes.
Alguns locais com solo vulcânico pelo mundo
Os locais mais comentados sobre a presença do solo vulcânico são:
Willamette Valley (Oregon), norte da Califórnia, Washington, Monte Etna (Sicília), Campânia (Itália), Hungria, Grécia, Ilhas Canárias, Cabo Verde e Ilha Lanzarote (Espanha), Ilha da Madeira e os Açores (Portugal) e o Chile.
Alguns vinhos estão se tornando muito conhecidos, sobretudo os do Etna elaborados com a uva Nerello Mascalese. Fatores interessantes de serem observados na região:
- Alta altitude (cerca de 900m);
- Idade das vinhas (muitas passam de 100 anos);
- E o solo vulcânico em atividade.
Os vinhos costumam não ter cor intensa. Mas a estrutura composta por taninos firmes e acidez, digamos, nervosa formam uma identidade peculiar e que pode até lembrar um Barolo.
Oregon também é um grande exemplo, com seus Pinot Noirs de excelência: elegantes, macios e suculentos, que brilha os olhos até de produtores da Borgonha. Partindo para a Grécia, as ilhas são, sem dúvidas, um dos maiores exemplos de solo vulcânico.
Além da beleza de Santorini vista por quem a visita, a região vinícola também possui belezas no solo, com a presença da camada vulcânica que foi resultado de um vulcão devastador há 3.700 anos. Adicionalmente, o encantamento também está presente nas vinhas circulares próximas ao solo, onde as uvas Assyrtiko criam vinhos saborosos e ricos em minerais.
Existem outros destaques menos conhecidos, como vinhos da Ilha Lemnos da uva tinta Limnio (vinhos estruturados e ácidos) e o Moscato Branco (muito vivos, aromáticos e secos).
A filoxera em solos vulcânicos
Para finalizar, outro ponto importante de ser destacado em regiões com solos vulcânicos, é sobre o fato das videiras terem sido salvas do ataque da filoxera. Nesses locais ela não devastou os vinhedos.
Isso fez com que muitas uvas indígenas fossem preservadas (é possível encontrar muitas castas nativas nesse tipo de solo e grande diversidade de uvas). Um exemplo disso é a heterogeneidade encontrada nas Ilhas Canárias. Por lá, existem cerca de 80 uvas. É ali que se encontra o El Teide, que é o terceiro vulcão mais alto do mundo.
Gostou do assunto e quer saber mais sobre solo?
Então confira nossa série completa no nosso blog! E para virar um especialista na área, conheça nossos cursos clicando aqui e aprenda mais sobre o universo do vinho!
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.