Viticultura

Já ouviu falar em Terra Rossa?

Publicado em 30 de julho de 2021
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Já ouviu falar em Terra Rossa?

E, afinal, já ouviu falar de Terra Rossa, Red Soil ou Solo Vermelho?

Terra Rossa é um tipo de solo composto por argila e rico em hematita. Esse solo, na verdade, é uma argila que veio do calcário que deixou de ser calcário. Isso porque o cálcio foi dissolvido no decorrer do tempo (afinal, não há calcário sem cálcio). 

De onde surgiu esse solo?

Lugares que possuem clima mediterrâneo e chuvas intensas, os solos calcários podem ter o cálcio dissolvido. Por isso, nesse processo, o que sobra é uma argila rica em ferro, sem cálcio. Assim, o ferro sofre oxidação na presença de O2 e água (ou umidade) e se transforma em ferrugem (óxido férrico), conhecido popularmente como hematita, que possui coloração vermelha. Daí vem o nome Terra Rossa.

Onde é possível encontrar Terra Rossa?

Um dos locais vitícolas mais famosos que detém esse tipo de solo é Coonawarra, na Austrália. Lá, se produz ricos vinhos de Cabernet Sauvignon. Esses exemplares que geralmente passam por carvalho, costumam ter corpo médio ou muito corpo, taninos firmes bem presentes e aromas concentrados de frutas pretas, com notas de menta e eucalipto. Shiraz também aparece por lá e costuma ser mais leve que o de Barossa.

Adicionalmente, outros locais mais conhecidos por ter solo Terra Rossa são Istria, na Croácia, La Mancha, na Espanha e na Puglia também há porções de solo vulcânico rico em óxido férrico.

Indicações de vinhos:

Para finalizar, veja nossas indicações de vinhos que nasceram a partir de uvas cultivadas neste solo:

Terra Rossa Primitivo Di Manduria – DOP (World Wine)

Dominio de Fontana Sauvignon Blanc – Verdejo (Edega)

The Cover Drive Cabernet Sauvignon (KMM Vinhos)

Aproveite para conhecer nossos cursos online temáticos agora mesmo, afinal, temos cursos de várias regiões, uvas e formas de produção. Além desses, oferecemos os cursos WSET do nível 1 ao 4 (Diploma), French Wine Scholar, International Scholar Guild e muito mais.

 

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Viticultura

Novo estudo: a origem e a domesticação das videiras

10 de março de 2023

Um novo estudo atualizou sobre o início e a origem da domesticação das videiras. A pesquisa foi realizada por 89 pesquisadores de 23 instituições.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Produção de vinho

Série Fenóis: Antocianina

26 de dezembro de 2020

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.