Vinho e churrasco: aprenda a harmonizar os dois!
A ideia de colocar fogo em um braseiro é ancestral e por mais que tenhamos uma gastronomia moderna, cheia de fusões, o tradicional churrasco sempre tem o seu lugar e, portanto, é a refeição preferida de boa parte das pessoas.
Levar um alimento à brasa causa mudanças químicas e físicas que garantem sabores e texturas únicas. Umami é um sabor difícil de ser explicado e que aparece com frequência nessa refeição, além da presença de outros compostos aromáticos e de cor, como a crosta da carne, a textura do queijo, o sabor intenso do pimentão, bem como o adocicado da cebola.
Para harmonizar
Levando em consideração um churrasco tradicional: é uma refeição pesada, costuma ser aromática (não muito), salgada, não é ácida e é gordurosa.
Com essas ideias em mente, conseguimos começar a pensar nos vinhos que vão cair bem. Portanto, o exemplar precisa ser encorpado para suportar o peso do churrasco, é interessante que tenha acidez para limpar a gordura do paladar deixada pelas carnes e também é um atributo (a acidez) capaz de evidenciar os sabores das comidas. Quanto aos taninos, as carnes vermelhas ajudam a deixá-los mais macios na boca.
Taninos e carnes
Entenda que quando bebemos um vinho tinto tânico, os taninos se ligam às proteínas da saliva. Isso faz com que haja perda do poder lubrificante da saliva e, consequentemente aparece aquela sensação de secura (sensação adstringente).
Ao comermos a carne, que é rica em proteína, os taninos passam a se ligar às proteínas da carne e, com isso, o vinho torna-se muito mais macio, com os taninos domados. Sem dúvidas, os tintos são os melhores companheiros do churrasco tradicional.
Churrasco vegetariano
Para o churrasco vegetariano o caminho da harmonização é diferente e, por isso, pede outros tipos de vinhos. Como não tem a potência e estrutura das carnes, mas tem diversidade aromática e de texturas, ótimas escolhas são os vinhos brancos aromáticos, com passagem por barrica de carvalho, rosés e espumantes brut por exemplo.
O espumante Brut (pode ser o Nature ou Extra Brut também), é uma aposta certeira para harmonizar com a diversidade de legumes, cogumelos, etc. Adicionalmente, os mais encorpados podem até mesmo acompanhar quem gosta das carnes vermelhas.
Nossas dicas para harmonizar vinho e churrasco:
Para finalizar, recentemente fizemos indicações de dois vinhos que combinam com churrasco para o site my best Brasil, veja nossas escolhas.
Filipa Pata Dinamica Baga
Espumante Pizzato Rosé Método Tradicional
Confira o artigo completo clicando aqui!
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.