CINSAULT
Esta uva tinta de poucos taninos, com pronúncia parecida com “sãn-soul”, é tradicionalmente usada como parceira de corte com Grenache, Syrah e Mourvedre no sul do Rhône.
No passado sempre foi bastante incomum ver Cinsault produzindo vinho varietal, exceto em alguns vinhos rosés produzidos pelo método de sangria. Hoje muitos produtores, principalmente no Chile e África do Sul (onde também é conhecida como Hermitage), vinificam de forma varietal atingindo um ótimo frescor e vivacidade.
As vinhas de Cinsault foram cultivadas há séculos no sul da França, é vigorosa de colheita abundante. Resiste bem a seca e é propensa a apodrecer em condições úmidas, por isso é bastante utlizada no Marrocos e Argélia.
Sugestão: De Martino Gallardia Cinsault Rosé 2016 (preço aproximado: R$ 96; Decanter);
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.