Região

Alsácia: entenda essa região incrível

Publicado em 17 de fevereiro de 2022
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 3 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Alsácia: entenda essa região incrível

Antes de mais nada, vamos entender a mistura que ocorreu na Alsácia.

Dividida entre França e Alemanha por anos, a Alsácia tem dupla identidade nos vinhos, na cultura, na linguagem e na gastronomia! Uma pegada francesa misturada com a alemã que costuma agradar bastante o consumidor. 

Repare no estilo das garrafas alongadas, clássicas na Alemanha, bem como na Alsácia. Muitas vezes é possível ver nomenclaturas misturas nos rótulos dos vinhos.

Alsácia: localização e clima 

Muito se fala em Bordeaux, Borgonha e Champagne, contudo a Alsácia é um tesouro escondido no nordeste francês. 

Por lá o clima é semicontinental, com muito sol, além de ser quente e seco. As montanhas Vosges isolam bem a região das influências oceânicas e as vinhas que estão nas sombras de chuvas ficam expostas ao sol, ajudando na maturação das uvas. Para se ter uma ideia, a Alsácia recebe um dos menores volumes de chuva na França, cerca de 500 a 600 mm.

Uvas principais:

Treze diferentes tipos de solos, diversidade de subsolos e também de microclimas permitem aos produtores cultivarem uma ampla gama de variedades de uvas. No entanto, são 7 as principais:

  • Riesling
  • Pinot Blanc (conhecida também por Pinot Vrai ou Klevner)
  • Gewurztraminer
  • Pinot Gris
  • Pinot Noir (única tinta)
  • Sylvaner
  • Muscat (Muscat à Petits Grains Blanc e Muscat Ottonel)

Existem 51 Grands Crus na região – que representa 5% da produção total. Nos Grands Crus só podem produzir vinhos brancos e a partir das 4 uvas nobres (Riesling, Pinot Gris, Gewurztraminer ou Muscat). 

Exceção: A casta Sylvaner é autorizada no Grand Cru Zotzenberg.

Alsácia: vinhos varietais ou blends?

Na França, de forma geral, vemos vinhos elaborados com duas ou mais uvas. No entanto, na Alsácia, cerca de 80% da produção é varietal e a casta aparece no rótulo. 

Vinhos tranquilos secos, doces e vinhos espumantes

A produção na Alsácia é diversa: tintos, rosés e brancos tranquilos, além dos vinhos doces e espumantes (Crémant d’Alsace).

Os doces conhecidos são os elaborados a partir de colheitas tardias (Vendanges Tardives) e a partir de uvas botritizadas (Sélections de Grains Nobles). Ambos os estilos não são AOCs separadas. Portanto, esses vinhos são classificados como AOC Alsace ou AOC de algum Grand Cru.

Novidade na Alsácia! 

Há muito tempo a Alsácia convive com uma “briga” com o mercado consumidor. Já que o aquecimento global tem originado uvas com muito açúcar na colheita, fazendo com que a fermentação muitas vezes pare e sobre açúcar residual. 

Imagine quantas pessoas compraram um vinho alsaciano idealizando um vinho seco e, na verdade, na taça tinha uma certa doçura que não era desejada, por exemplo? Inúmeras, certamente.

Portanto, para acabar com esse problema tornou-se obrigatório a partir da safra 2021 o produtor de vinhos AOC Alsace e Vin d’Alsace indicar no rótulo o nível de doçura.

A indicação pode ser por meio de palavras: 

Dry (seco)

Medium Dry (meio seco)

Mellow (meio doce)

Sweet (doce)

A indicação também pode ser feita por meio de uma escala pré-estabelecida (2 modelos aceitos).

 

Aprenda com a gente muito mais sobre a Alsácia:

WSET 3 (Curso avançado de vinhos que aborda as principais regiões produtoras do mundo)

FWS (Curso avançado sobre regiões francesas, são 13 regiões abordadas)

Dicas de vinhos da Alsácia:

Domaine Weinbach Gewurztraminer Grand Cru Furstentum (Edega)

Henri Kieffer Crémant d’Alsace AOC Blanc de Blancs Extra Brut NV (VM Vinhos)

Domaine Pfister “Berg” Riesling (Cellar Vinhos)

 

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Região

Chile: Valle do Elqui

15 de agosto de 2022

Conheça o Valle do Elqui, um esconderijo na parte norte do país, onde o clima seco e alta amplitude térmica ajudam na elaboração de vinhos incríveis!

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Região

Curiosidades Sobre Regiões: Vale do Loire

14 de outubro de 2019

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.