Viticultura: cruzamentos, híbridos, mutações e clones
O que são cruzamentos, híbridos, mutações e clones?
Além de existirem espécies diferentes de uvas, ainda existem os cruzamentos, os híbridos, as mutações e os clones, que são 4 categorias genealógicas (relacionadas ao DNA da videira) muito faladas em viticultura.
Vamos entender um por um e, em seguida, tem dicas de vinhos para você.
Viticultura: Cruzamentos
Muitas uvas foram originadas (e ainda são) por meio de cruzamentos. Significa que 2 uvas foram reunidas (cruzadas) para dar origem a uma nova variedade. Contudo, as 2 uvas originais são da mesma espécie.
Exemplo: 2 uvas viníferas originam uma nova uva vinífera. Ou 2 uvas labrusca originam uma nova uva labrusca.
Cabernet Franc (Vitis vinifera) x Sauvignon Blanc (Vitis vinifera) -> Cabernet Sauvignon (Vitis vinifera)
Viticultura: Híbridos
Os híbridos têm uma certa semelhança com os cruzamentos. Mas, neste caso a junção ocorre com espécies diferentes de uvas. Por exemplo, ao cruzar uma Vitis vinifera com uma Vitis labrusca origina uma variedade diferente chamada híbrida.
As castas híbridas já foram (e ainda são) vistas com certo preconceito. Entretanto, estão sendo cada vez mais utilizadas por, muitas vezes, serem resistentes a doenças fúngicas e climas extremos.
Uma famosa uva híbrida é a Vidal, conhecida por originar os vinhos icewine no Canadá. A Vidal nasceu do cruzamento entre a vinífera Trebbiano Toscano e Rayon d’Or (híbrida).
Viticultura: Mutações
São variações naturais que ocorrem, geralmente, quando uma casta responde às mudanças no ambiente onde está, pode ocorrer mudanças nas folhas, uvas, bem como em outras partes da videira. Essas mudanças são desencadeadas, de forma geral, para se protegerem contra doenças (podridões), condições adversas (geadas), entre outras causas.
Quando ocorrem as mutações, novas variedades surgem (há mudança no material genético). Os exemplos mais famosos são as mutações que ocorreram com a Pinot Noir e originaram a Pinot Blanc e Pinot Gris.
Uma variedade de uva é oficialmente definida como uma mutação quando algumas de suas características genéticas não são mais idênticas à videira-mãe, fato ocorrido com o exemplo acima.
Viticultura: Clones
Os clones existem dentro de uma mesma variedade de uva. Por exemplo, existem inúmeros clones de Chardonnay, Pinot Noir e etc. O material genético de um clone é igual ao da videira-mãe.
Clones são feitos de forma assexuada, a partir de parte de uma videira. Ou seja, é realizada uma propagação retirando-se pedaços (estacas) de uma vinha e enraizando-as ou colocando em porta-enxertos (leia sobre porta-enxertos aqui!) Os DNAs são idênticos, com características particulares.
A viticultura é cheia de descobertas e detalhes. Gosta desse assunto?
No nosso curso sobre castas brancas falamos sobre cruzamentos, híbridos e uvas brancas do mundo que fogem do comum. Acesse aqui!
Para finalizar, vamos de dicas de vinhos:
LA Clássico Cabernet Franc (Luiz Argenta)
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.