Eben Sadie: revolução sul-africana na enologia
A experiência de Eben Sadie é impressionante! Após se formar no Elsenburg College, em 1994, o premiado enólogo sul-africano coleciona safras mundiais em seu currículo.
Alemanha, Áustria, Itália, França e Estados Unidos são alguns pontos do globo onde Sadie passou um tempo para ganhar experiência e voltar às origens sul-africanas.
No final da década de 90, mais precisamente 1998, tornou-se enólogo-chefe da Spice Route, de Charles Back, momentos antes de tornar-se conhecido como um enólogo de destaque da África do Sul.
Eben Sadie: Projetos pessoais
Contudo, algo lhe dizia que havia chegado o momento de concretizar seus os projetos pessoais. Sendo assim, em 2000, retornou à sua casa em Swartland e foi aventurar-se na incrível arte dos blends, sua grande paixão. Daí nasceram as primeiras obras: Columella e Palladius, que fizeram Sadie se tornar conhecido e um verdadeiro fenômeno mundial.
Columella é um tinto com predominância de Syrah e são adicionadas as castas: Mourvèdre, Grenache, Carignan e Cinsault. É um blend de vinhas velhas de oito vinhedos de Swartland, que estagia 24 meses em carvalho. Por outro lado, o Palladius é um belíssimo corte de 11 castas colhidas em 17 vinhedos distintos, tendo a Chenin Blanc de vinhas velhas (bush vines) como protagonista.
Eben Sadie e as Vinhas Velhas
Outra paixão avassaladora do enólogo são as vinhas velhas. Por isso, em 2015 iniciou o projeto Old Vine Series, que é uma coletânea de 8 vinhos diferentes elaborados com uvas das vinhas mais antigas da África do Sul que, posteriormente, tornaram-se alguns dos vinhos mais desejados e procurados no país.
Adicionalmente, esse é um dos projetos do coração de Sadie, no qual trabalhou muito próximo a Rosa Kruger, o grande nome da revitalização e valorização das vinhas velhas em todo o Cabo.
Todo esse trabalho glorioso fez com que Swartland entrasse no mapa mundial de destaques vitivinícolas, bem como, ajudou a África do Sul a comprovar o potencial de elaborar vinhos de alta qualidade.
Enólogo premiado
Em 2017, ganhou o cobiçado prêmio Winemakers’ Winemaker Award, além de ter sido reconhecido pelo The Institute of Masters of Wine e The Drinks Business. O prêmio é anual e são eleitos os enólogos que realizaram grandes feitos na enologia. Palmas para Eben Sadie!
Veja mais sobre o projeto de Eben Sadie aqui!
Na Eno Cultura, criamos um curso completíssimo sobre os vinhos, regiões, uvas e produtores da África do Sul. Conheça!
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.