Região

Douro Superior

Publicado em 18 de julho de 2022
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Douro Superior

Antes de entrar no tema do artigo, o Douro Superior, vamos entender um pouco sobre Portugal.

É o país mais ocidental da Europa continental. As partes oeste e sul fazem fronteira com o Atlântico e os lados leste e norte, com a Espanha, formando assim, a Península Ibérica.

Apesar da diversidade gastronômica, das riquezas naturais e dos vinhos que são destaque internacional, Portugal é um país pequeno, com pouco mais de 92 Km2. Para se ter uma ideia, o Brasil tem mais de 8,5 milhões de Km2.

Douro

Os solos que predominam no Douro são o xisto, bem como, o granito, sendo o xisto a rocha-mãe. Esse é um tipo de solo que não retém água e, por isso, as raízes das videiras são obrigadas a expandir para camadas mais profundas. De forma geral, a irrigação é proibida, porém cada vez mais com os anos secos os produtores estão conseguindo autorizações pontuais para realizar irrigações.

O Douro é uma região demarcada que segue o curso do rio Douro, por cerca de 100 km. Na parte oeste o limite é a Serra do Marão, na qual o ponto mais alto atinge 1415 metros de altitude. Fator importante que protege o Douro do clima frio e úmido do Atlântico, por isso o clima duriense é continental e quente.

Os vinhedos são conduzidos em terraços, construídos a partir de mão de obra humana já que os terrenos são bem inclinados, de forma geral. Outra forma de conduzir os vinhedos é a chamada vinha ao alto, na qual as vinhas seguem no sentido do declive. Esse tipo de condução é possível em locais menos inclinados, nos quais o trabalho das máquinas torna-se possível.

Devido à beleza da região, o Douro foi reconhecido pela UNESCO como “Patrimônio da Humanidade”.

Saiba que, o Douro possui 3 sub-regiões: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.

Douro Superior

O Douro Superior está próximo da fronteira com a Espanha, onde em média chove pouco, cerca de 450 mm/ano. Adicionalmente, é a região mais seca e quente do Douro, com os vinhos mais alcoólicos e volumosos. 

Apesar de ser a parte mais extensa do Douro, possui apenas uma pequena participação na viticultura, representa, aproximadamente, 2% da produção dos vinhos da região. A área mais representativa é Cima Corgo, com 54%.

A maior parte dos vinhos são blends e as uvas principais são: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Tinta Barroca e, bem como, Sousão. As duas primeiras cumprem papéis fundamentais por reterem acidez e dar origem a notas de frutas pretas maduras.

Dicas de vinhos:

Quinta do Convento Tinto (Wine Concept)

Tecedeiras Reserva (Wine Brands)

Maritávora Nº1 Grande Reserva Branco (Wine & Co)

Estude e saiba tudo sobre Portugal:

Portugal é um país pequeno em área territorial, mas gigante na diversidade e nos fatores imprescindíveis para produzir vinhos fantásticos. No nosso curso on-line cobrimos todas as regiões vitivinícolas e as sub-regiões mais importantes, com informações sobre estilos de vinhos – tranquilos, fortificados e espumantes -, uvas principais, climas, solos, alguns produtores de destaque e produções que fogem do tradicional e trazem uma ousadia interessante para currículo enológico português.

O conteúdo é disponibilizado em videoaulas que somam cerca de 80 minutos e ainda um material de apoio. Você assiste quando e onde quiser! Veja aqui!

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Região

Llicorella: o solo poderoso do Priorato

27 de agosto de 2021

Conheça aqui o porquê llicorella é considerado um solo poderoso para a produção de vinhos. Entendas suas características e condições!

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Região

Vinícolas de Santa Catarina

07 de outubro de 2016

Nenhuma descrição disponível para o artigo, leia o artigo completo para saber mais.

< 1 min. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.