Susana Balbo
Coragem, audácia e inquietude definem bem quem é Susana Balbo. Nascida em uma família tradicional, que possivelmente não esperava que Susana traçaria um caminho profissional pouquíssimo convencional e dominado por homens.
Contudo, assim ela seguiu e em 1981 conquistou seu diploma em Enologia e tornou-se, assim, a primeira mulher enóloga da Argentina.
Enfrentando barreiras
O caminho não foi fácil e logo ela já sentiu o impacto na carreira: não conseguia emprego nas vinícolas de Mendoza. Esse fato não a fez desanimar e, portanto, partiu para Salta onde foi contratada para administrar a vinícola Succession Michel Torino, em Cafayate.
Com isso, seu primeiro desafio foi lançado: elaborar um Torrontés elegante para ser bem visto globalmente. Foi um sucesso! Susana ainda hoje é conhecida como “a rainha do Torrontés” e seus vinhos desta casta são vistos como benchmark no setor vitivinícola.
De volta às origens
Após passar pela experiência de 9 anos em Salta, Susana decidiu ir de volta a sua terra natal, mas com sonhos ambiciosos de ter seu próprio projeto em um futuro – muito – próximo.
Em Mendoza trabalhou para várias marcas conceituadas, como Martins e Catena Zapata, além de ser consultora de vinícolas em solo argentino, bem como, internacional.
Em 1999, montou sua vinícola e realizou o grande sonho de assinar seus próprios vinhos. Sempre movida a desafios, queria ir além e mostrar o potencial argentino ao mundo. Como consequência, foi eleita Presente de Vinhos da entidade Wines of Argentina por 3 vezes. Durante esse tempo, as exportações dos vinhos argentinos fizeram história e, assim, a Argentina entrou no mapa do circuito mundial dos importantes países produtores de vinhos do mundo!
Dicas de vinhos:
Benmarco Sin Limites Gualtallary (Importadora Cantu)
Susana Balbo Signature Torrontés (Importadora Cantu)
Susana Balbo Tradición Cabernet Sauvignon (Importadora Cantu)
Aprofunde seus conhecimentos em vinhos:
Temos um curso todo destinado a Malbec, mais icônica casta na Argentina. Mostramos a história da uva em alguns países, como chegou à América do Sul, o porquê a Argentina é o lar mais consagrado, os diferentes estilos de tintos e de outras formas de vinificar usando a Malbec.
Por fim, incluímos um capítulo especial sobre as pesquisas mais recentes e importantes que, cada vez mais, posicionam a Malbec como uma uva versátil e a Argentina como um grande produtor de vinhos no cenário global.
Veja aqui!
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.