Dominique Lafon
Um dos grandes nomes da Borgonha: Dominique Lafon! Quem ama os vinhos borgonheses possivelmente já ouviu falar dessa figura icônica.
No início dos anos 80 ele assumiu a propriedade da família que começou sua história no vinho com seu bisavô, Jules Lafon. Jules era advogado e se casou com uma mulher cuja família era de viticultores e négociants, em 1894. Logo interessou-se pelo mundo do vinho e começou a vender as áreas menores para comprar terras nos principais crus de Meursault. Foi o bisavô de Dominique que resgatou a tradição de comemorar o fim da colheita da uva com um grande almoço, que era conhecido como La Paulée.
Então, em 1984, Dominique Lafon assumiu a propriedade da família. Três anos depois ele começou a assumir as vinhas da propriedade que estavam na mão de viticultores parceiros. A ideia era assumir a produção do início ao fim. Esse feito foi um dos gatilhos que permitiu que em poucos anos os vinhos fossem alguns dos mais premiados da Borgonha!
Já em 2008 sua própria marca foi lançada, com vinhas próprias e arrendadas em regiões icônicas, como Meursault, Puligny-Montrachet e Beaune. Uma das grandes paixões de Dominique é expressar na taça tensão, bem como, mineralidade. Características conseguidas com as vinhas localizadas nas encostas superiores das áreas.
Todos os vinhedos são cultivados de forma biodinâmica, conversão que conseguiu finalizar em 1998, e quando as uvas chegam à vinícola Dominique assume a responsabilidade e faz a maior parte do trabalho.
Atualmente, Meursault é o principal foco do Domaine, mas produz vinhos com uvas de outras comunas também. Além disso, Dominique possui um projeto solo com o nome Héritiers du Comte Lafon. Adicionalmente, começou a produzir vinhos da Côte d’Or com seu próprio nome.
Dicas de vinhos para se encantar ainda mais pela Borgonha:
Volnay 1er Cru Santenotss-du-Millieu
Mâcon Villages Milly-Lamartine Clos du Four
Os vinhos são importados pela Mistral.
Simplificamos a Borgonha!
A Borgonha é surpreendente desde o cenário até a concentração de alta gama de produtores. É, sem dúvidas, um tema complexo que precisa ser estudado com calma e dedicação. Contudo, simplificamos bastante e montamos 2 cursos on-line que explicam cada detalhe desta região incrível.
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.