O que determina a cor do vinho?
Por trás das CORES das uvas!
Há muito mais na cor do vinho do que aparenta! Mas, cuidado, é preciso fazer uma análise completa de aromas e sabores antes de tirar qualquer conclusão.
A cor pode nos dizer muito sobre a uva, a região de origem e até mesmo a idade do vinho. Vinhos tintos mais jovens tendem a ter uma cor mais vibrante e intensa, enquanto os mais velhos tendem a ter uma cor mais atenuada e com tons mais amarronzados.
A coloração também pode ser afetada pelo tipo de solo em que as uvas são cultivadas, por exemplo, em solo calcário a casca tende a ser mais grossa, acumulando mais antocianinas e dando mais cor aos vinhos.
A uva, o clima e a técnica de vinificação influenciam fortemente na cor dos vinhos.
Confira esse guia completo por trás das cores das uvas e se você gostou desse conteúdo não deixe de compartilhar com um amigo.
ORIGEM
Existem vários pigmentos que dão cor, como: carotenoides, clorofila e betalaínas. Mas, são as antocianinas que dominam nas uvas. Até 20 tipos de antocianinas podem ser encontrados nas uvas viníferas.
CLIMAS QUENTES
Em climas ou anos quentes, as uvas amadurecem muito rapidamente e as cascas acabam ficando mais finas, o que dá menos cor aos vinhos.
TRABALHO NO VINHEDO
Proteger as uvas de queimaduras de sol é importante para preservar a cor. Você sabia que no local onde a uva é queimada de sol a cor dela não é possível de ser extraída?
TÉCNICAS
Vinho branco: prensagem antes da fermentação alcoólica*
Para o vinho branco, normalmente, as cascas são removidas imediatamente após o esmagamento.
* Existem exceções
Vinho tinto: prensagem após a fermentação alcoólica
A casca é deixada em contato com o líquido para a extração da cor (maceração). A cor é solúvel no mosto em temperaturas mais baixas. A extração de cor atinge a sua maior concentração em cerca de cinco a oito dias de maceração.
VOCÊ SABIA?
O enólogo pode influenciar a quantidade de cor e taninos extraídos das películas durante a maceração.
O tempo e a temperatura desempenham um papel importante na determinação da cor e da quantidade de taninos.
VARIEDADE
- Uva com casca mais fina, como a Pinot Noir: menos cor para o vinho
- Uva com casca mais grossa, como a Cabernet Sauvignon: cores mais profundas
ROSÉS
Para a elaboração de vinhos rosés é necessária a presença de uva tinta, já que a cor vem da casca.
São várias as formas de elaboração de rosés:
- Sangria
- Maceração curta
- Prensagem direta
- Mistura de brancos e tintos
Aprofunde os seus conhecimentos com o curso WSET Nível 2 – reconhecido mundialmente e pelo mercado de vinhos.
Se você tem interesse em aprender mais sobre técnicas de vinificação, uvas e vinhos, temos o curso perfeito para você: WSET Nível 2!
Conheça o curso reconhecido mundialmente e também no mercado dos vinhos, clique aqui e fale com a nossa consultora!
Siga-nos no Instagram também!
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.