Curso de vinho

O novo velho Líbano!

Publicado em 19 de julho de 2023
Atualizado em 19 de julho de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo O novo velho Líbano!

Antigas variedades estão de volta ao Líbano!

Historiadores dizem que os fenícios produziam vinhos onde hoje é o Líbano desde 7.000 anos a.C. 

Por conta da história que levou à independência do país, a viticultura libanesa ainda é muito influenciada pelo Velho Mundo, principalmente pela França.

Nos últimos 25 anos o número de vinícolas no país dobrou e a nova geração de vinicultores busca impulsionar a identidade do Líbano no mundo do vinho. 

Cinsault e Syrah dominam a produção de vinho no país, contudo muitos produtores acreditam que as uvas nativas são o caminho para o sucesso!

Indústria dinâmica

Vinhedos em alta altitude (estão sendo feitas experimentações de cultivo de uva no Rasel em altitudes de 2300 metros), proximidade com a costa mediterrânea, vários microclimas, “dry farming”, agricultura orgânica, colheita manual, uvas nativas…

Influência francesa

O Líbano ficou sob o mandato francês após a Primeira Guerra Mundial, e essa influência francesa se estendeu à cultura do vinho do país. É possível encontrar as clássicas de Bordeaux e as castas do Mediterrâneo, como Syrah, Cinsault, Carignan e Grenache. Existe muito blend de Rhône com Bordeaux.

Modernidade

Vinhos menos extraídos, com menos intervenções, maceração carbônica, branco vinificado com as cascas…

O país, de forma geral, e, principalmente, os produtores mais jovens têm seguido a linha do que se tem falado na enologia atual.

Merwah e Obaideh

Castas brancas que têm originado alguns dos vinhos brancos mais interessantes do Líbano. Vários produtores estão adotando-as. 

  • Obaideh: untuosidade e notas doces
  • Merwah: notas florais e de nozes

Sabbagieh 

  • Uva tinta, com aromas e sabores de frutas vermelhas e vegetais.
  • O significado de seu nome vem da palavra ‘’sabgha’’ que significa tintura ou mancha. É frequentemente misturada com a Cabernet Sauvignon.

Aprender é constante no mundo do vinho. 

Escolha um dos cursos on-line da Eno Cultura para especializar-se e complementar os seus conhecimentos nos temas.

Nos acompanhe também pelo Instagram!

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Curso de vinho

Eno Cultura e GuildSomm

07 de dezembro de 2021

Para você que gosta de estar sempre atualizado com os conteúdos do mundo do vinho, aproveite essa parceria entre Eno Cultura e GuildSomm.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Curso de vinho

O que determina a cor do vinho?

27 de junho de 2023

Por trás das cores do vinho! Há muito mais na cor do vinho do que aparenta. Aprenda mais no curso de vinho WSET Nível 2, conhecido mundialmente.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.