As 5 principais causas de defeitos de um vinho
Os defeitos de um vinho podem ser facilmente identificados por certos aromas, cores e gostos.
Listamos abaixo as 5 principais causas de defeitos de um vinho e como identifica-las:
-
Bouchonné/Anisol
Vinhos contaminados por TCA ou TBA (composto tricloroanisol ou tribromoanisol). Esta substância química que surge da presença de fungos na rolha de cortiça ou Bouchonné possuem odores fortes. Um exemplo: odor de cachorro molhado e papelão úmido e em alguns casos apresentam odores sutis de mofo. Sendo assim, opte sempre que possível por garrafas vedadas com screw cap (tampa de rosca).
-
Danos por radiação UV ou calor
Vinhos expostos a qualquer tipo de luz e calor (acima de 27,5 graus celsius) por longos períodos também podem sofrer redução.
E por isso, mantenha seus vinhos na posição horizontal e em locais com nenhuma ou muito pouca iluminação, evite acomoda-los em cozinhas e em locais onde haja variação de temperatura. Procure mantê-los em locais com temperatura amena e constante.
-
Reduzido
Um vinho será considerado reduzido quando compostos sulfúricos indesejáveis (sulfeto de hidrogênio (H2S), mercaptanos e tióis) estiverem sido produzidos na garrafa por falta de oxigênio. Por isso, vinhos com essas características possuem aromas de alho, repolho e gás de cozinha.
-
Oxidado
O contato do vinho com o oxigênio provoca reações químicas que transformam suas características originais, além disso, correções podem ser feitas somente na vinícola, durante a fase de produção. Vinhos oxidados possuem coloração amarronzada com odores de acetona e vinagre e em alguns casos gosto seco e amargo (tintos).
-
Presença de gás em vinhos tranquilos
Os vinho tranquilos são todos aqueles que não recebem adição de álcool vínico, isto é, não fortificados. E certamente que não possuem gás de dióxido de carbono, ou seja, não fazem espuma. Pode ocorrer de alguns vinhos tranquilos sofrerem fermentação na garrafa e esse defeito pode ser facilmente identificado pela presença de gás e adquirirem um aspecto turvo, devido às leveduras e partículas de proteína.
Estas são as 5 principais causas de defeitos de um vinho que abordamos neste post. Esperamos que aproveitem o conteúdo. 🙂
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.