Aubert de Villaine
Quem, afinal, está por trás do Domaine de la Romanée-Conti? Além de uma equipe competente, por mais de 50 anos, Aubert de Villaine dedicou-se aos vinhedos, à elaboração dos vinhos e aos trabalhos mais burocráticos da empresa familiar. Sim, ele é coproprietário de uma das vinícolas mais poderosas do mundo.
Neste ano de 2022, Aubert anunciou sua merecida aposentadoria aos 83 anos de idade. A cadeira foi ocupada por seu sobrinho que há 14 anos vinha acompanhando o trabalho do tio.
História de Aubert De Villaine
A família de Aubert de Villaine é proprietária do Domaine desde 1911. Mas, na verdade, o primeiro terreno comprado por um parente e conhecido como Romanée-Conti foi em 1869.
Contudo, De Villaine não cresceu em meio aos vinhedos e, sim, em uma fazenda de gado que foi a principal renda da família por muitos anos.
Ainda jovem, trabalhou nos EUA em importadoras e foi aí que percebeu que, apesar de ter sido criado em meio aos gados, seu futuro era no vinho. Por isso, quando retornou a Dijon (Borgonha) foi estudar enologia.
Domaine de la Romanée-Conti
O ano que marcou o início de sua caminhada no Domaine de la Romanée-Conti foi 1974, época em que se tornou codiretor e daí a evolução foi grande.
A agricultura orgânica foi implantada, bem como trabalhos baseados na biodinâmica.
Já na adega, De Villaine e o enólogo de longa data Bernard Noblet tentaram combinar o melhor da modernidade e tradição. Eles compraram uma mesa de triagem para eliminar uvas ruins e investiram em novos barris de carvalho para envelhecimento. Como no passado, raramente era realizado o desengace dos cachos, utilizavam leveduras indígenas e os vinhos envelheciam sobre as borras por longos períodos.
Não há de se questionar que toda a técnica fez sentido e o sucesso está nas garrafas. Os vinhos do Domaine de la Romanée-Conti estão entre os mais desejados e caros do mundo. Muitos dos melhores produtores de vinho da Borgonha devem sua filosofia ao exemplo de Aubert.
A confiança no que se produzia por ali era tão grande, que Aubert dedicou-se à bem sucedida campanha da UNESCO para tornar os Climats da Borgonha tesouro cultural mundial!
Simplificamos a Borgonha!
A Borgonha é surpreendente desde o cenário até a concentração de alta gama de produtores. É, sem dúvidas, um tema complexo que precisa ser estudado com calma e dedicação. Contudo, simplificamos bastante e montamos 2 cursos on-line que explicam cada detalhe desta região incrível.
Veja abaixo:
Já conhece o nosso Instagram? Siga a Eno Cultura!
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.