Uva

Chenin Blanc

Publicado em 27 de dezembro de 2020
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Chenin Blanc

Quando o assunto é vinho branco em estilo seco, a Chenin Blanc tem tido crescente destaque. Justamente por sua personalidade forte e por ter uma acidez elevada, ela se apresenta como alternativa a outras uvas célebres na elaboração de vinhos incríveis. A sua versatilidade é marcante: ela consegue manter uma vivacidade mesmo em lugares mais quentes, onde muitas outras uvas perderiam essa característica. Nesse sentido, ela se aproxima um pouco da Chardonnay, que também pode variar enormemente de acordo com o local onde cresce as escolhas de vinificação. 

Aromas e Sabores da Chenin Blanc

Não é fácil identificar um vinho de Chenin às cegas porque para além de aromas tipicamente cítricos. Ela pode alcançar muito mais complexidade com notas de pera, pêssego e de ervas, assim como de mel e, no caso de uma vinificação mais oxidativa, maçã madura. Os vinhos, de forma geral, terão alta acidez e corpo ligeiro, mas o que os torna muitas vezes intrigantes são justamente as sutilezas ao redor deste estilo básico: a acidez nem sempre é tão pronunciada, o corpo nem sempre tão leve, e os aromas podem ser menos conhecidos do que os de uvas clássicas.

Vale do Loire e África do Sul

O Vale do Loire é considerado o berço da Chenin, com vinhos espumantes, tranquilos, secos, com doçura média ou muito doces (como os botritizados) que podem alcançar grande estrutura e complexidade. Nomes como Savennières, Coteaux de l’Aubance, Vouvray, Montlouis-sur-Loire e Crémant de Loire são referências conhecidas do Loire. Entretanto, a nova “meca” desta uva tem sido a África do Sul (conhecida por lá como Steen), que já se tornou o maior produtor no mundo, e que tem investido cada vez mais em alta qualidade.

Os melhores exemplos sul-africanos vêm da região próxima de Cape, como Paarl e Stellenbosch, e de Swartland, mais a noroeste. É interessante guardar alguns nomes como referências! Em primeiro lugar, alguns cultivadores de Chenin Blanc de alta reputação, como Christa von La Chevallerie e Basie van Lill, que fornecem suas uvas a produtores da região. Depois, alguns produtores de destaque deste movimento, como Anthonij Rupert, DeMorgenzon, Mullineux & Leeu Family Wines, Raats, Reyneke e Stellenrust, só para citar alguns. Por fim, temos Rosa Kruger como personagem de destaque nesta tendência, com o seu “Old Vine Project” (OVP), um grande esforço de mapear as vinhas velhas da África do Sul, cujos rendimentos são mais limitados e resultam em vinhos de maior concentração.

Aprenda sempre mais

A Chenin Blanc é uma das mais de 30 castas abordadas no WSET Nível 2. Confira!

Dicas de Vinhos

Domaine Baumard Quarts de Chaume 2008 (Mistral)

Longavi Glup (World Wine)

Durbanville Hills (Zahil)

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Uva

Muscat x Muscadelle x Muscadet

09 de maio de 2022

Alguns nomes no mundo do vinho causam confusão! Estamos aqui para esclarecer a diferença entre as uvas brancas Muscat, Muscadelle e Muscadet Leia aqui!

< 1 min. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Uva

Aravelle: novo híbrido da casta Riesling!

18 de maio de 2023

Conheça a Aravelle, cepa desenvolvida durante 42 anos por Bruce Reisch. A casta é um cruzamento entre a Riesling e a Cayuga White (híbrida).

< 1 min. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.