Conversão Malolática
Você sabe o que é a conversão malolática?
A função da conversão malolática não é apenas diminuir a acidez do vinho. É uma etapa importante também para estabilizar o vinho e alterar aromas e sabores.
As bactérias transformam o ácido málico em ácido lático, com isso várias mudanças ocorrem no vinho.
De forma geral, o processo altera os aromas e sabores do vinho, produzindo uma textura macia, com notas de manteiga, creme azedo e iogurte (muito mais perceptíveis nos vinhos brancos). Confira mais informações no carrossel e compartilhe esse conteúdo com o seu amigo que vai gostar!
O que é?
Processo realizado normalmente após a fermentação alcoólica. As bactérias láticas convertem o ácido málico da uva (encontrado também nas maçãs), de forte acidez, em ácidos láticos (como nos leites), que são mais suaves.
Para que serve?
- Reduzir a acidez;
- Estabilizar o vinho: há a eliminação de nutrientes potenciais para o desenvolvimento de outros microrganismos;
- Mudanças nos aromas e sabores.
Mudanças aromáticas e gustativas
Além de deixar a textura mais macia, novos aromas surgem no vinho, como: manteiga, creme e iogurte
Apenas em tintos?
Você sabia que a conversão malolática é usada em alguns dos Chardonnays mais conceituados do mundo, como nos da Borgonha, por exemplo?
Incluindo os Chablis, no qual ajuda a suavizar a acidez cortante dos vinhos, dar complexidade e deixar o vinho mais estável.
Tintos e conversão malolática
A maior parte dos vinhos tintos passam pela conversão malolática, por ser uma ótima maneira de equilibrar a acidez do vinho e estabilizar para aguentar mais tempo em garrafa.
Castas aromáticas
A conversão malolática não é comum nas castas aromáticas, por exemplo:
Gewurztraminer, Riesling, Torrontés, etc. O foco da vinificação nessas uvas está em reter os aromas e sabores, apesar de alguns produtores permitirem que a malolática ocorra.
Tudo depende do estilo de vinho que o produtor quer criar!
Tenha a certificação internacional mais reconhecida no mercado! Desenvolva conhecimentos avançados em vinhos, compreenda detalhadamente o produto e suas possibilidades de produção com o curso: WSET Nível 3.
Estamos com turmas abertas presenciais em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife!
Quer ficar por dentro de todas as novidades no mundo do vinho? Acompanhe-nos pelo Instagram!
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.