Curiosidades Sobre Regiões: Vale do Loire
Essa nova série estreia com curiosidades sobre o Vale do Loire, região localizada no noroeste francês dividida em várias AOC`s, que ocupam 75% da área, de onde saem diversos estilos de vinhos. Essa é uma das regiões que abordamos no French Wine Scholar, nosso curso avançado sobre França. Ontem iniciamos uma turma em São Paulo e em novembro vamos para Salvador.
Reunimos aqui 9 curiosidades interessantes do Loire que englobam os crus, safras especiais e muito mais.
Curiosidades sobre o Loire
- Os 3 crus da região de Pays Nantais (Loire Baixa) que são: Muscadet Sevre et Maine Crisson, Muscadet Sevre et Maine Gorges e Muscadet Sevre et Maine Le Pallet obrigatoriamente devem amadurecer um tempo mínimo sobre as borras (sur lie). Crisson e Gorges = mínimo de 24 meses e Le Pallet = mínimo de 17 meses.
- O Vale do Loire tem apenas uma região Grand Cru que é Quarts de Chaume Grand Cru, localizada na parte Média do Loire, onde são produzidos apenas vinhos doces elaborados com uvas exclusivamente Chenin Blanc atacadas pelo fungo Botrytis cinerea.
- A maior rota do vinho francês é o Vale do Loire, com 800 Km rodeados por vinhedos entre leste e oeste. O Vale do Loire é também a região francesa que mais produz vinho branco no país (com estilos doces e secos), sendo a uva Chenin Blanc a única permitida para a elaboração dos doces.
- Uma pequena AOC dentro de Savennières (Anjou), chamada Coulée de Serrant exige que 100% dos vinhos sejam biodinâmicos. O cultivo dos vinhedos iniciou com os monges em 1130 e o biodinamismo passou a vigorar a partir de 1981. A região é um monopólio de Nicolas Joly, uma referência na produção biodinâmica.
- Nos últimos 10 anos as safras que mais se destacaram (consideradas excepcionais) para a produção de brancos e tintos foram a de 2009 (apontada como excepcional para os vinhos doces também) e a de 2015. As conclusões foram tiradas após análises de pesquisas acadêmicas, passando por jornalistas, especialistas, produtores, associações regionais, pesquisas acadêmicas e divulgada pela Wine Scholar Guild, detentora do curso French Wine Scholar ministrado pela Eno Cultura no Brasil.
- Romorantin é uma antiga uva branca originada do cruzamento entre Pinot Teinturier e Gouais Blanc. É considerada irmã da Chardonnay por terem a Gouais Blanc como parental em comum. A Romorantin é cultivada exclusivamente na AOC Cour-Cheverny (Touraine) onde apenas os vinhos brancos secos desta uva são permitidos.
- O Vale do Loire foi uma das últimas regiões a ser atingida pela filoxera e uma das últimas a dar a volta por cima e retomar o ritmo de produção. Foi lá que ocorreu, pela primeira vez, a tentativa do uso de dissulfeto de carbono para combater a moléstia, porém sem sucesso absoluto. O “grande remédio” era mesmo a enxertia.
- A área de Sully-sur-Loire (Loiret) até Chalonnes-sur-Loire (Anjou), que somam 280 Km, foi reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO no ano 2000. Região marcada por castelos, natureza, cultura, o estonteante rio Loire (o maior da França!) e vinhedos que completam a paisagem.
- Dois Châteaux merecem destaque especial no Vale do Loire: o primeiro é Clos Lucé, local onde Leonardo da Vinci viveu os últimos 3 anos de vida. O segundo é o Château d`Ussé que foi fonte de inspiração de Charles Perrault para o famoso conto de fadas Bela Adormecida.
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.