Região

Curiosidades Sobre Regiões: Vale do Loire

Publicado em 14 de outubro de 2019
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Curiosidades Sobre Regiões: Vale do Loire

Essa nova série estreia com curiosidades sobre o Vale do Loire, região localizada no noroeste francês dividida em várias AOC`s, que ocupam 75% da área, de onde saem diversos estilos de vinhos. Essa é uma das regiões que abordamos no French Wine Scholar, nosso curso avançado sobre França. Ontem iniciamos uma turma em São Paulo e em novembro vamos para Salvador.

 

Reunimos aqui 9 curiosidades interessantes do Loire que englobam os crus, safras especiais e muito mais.

 

Curiosidades sobre o Loire

 

  • Os 3 crus da região de Pays Nantais (Loire Baixa) que são: Muscadet Sevre et Maine Crisson, Muscadet Sevre et Maine Gorges e Muscadet Sevre et Maine Le Pallet obrigatoriamente devem amadurecer um tempo mínimo sobre as borras (sur lie). Crisson e Gorges = mínimo de 24 meses e Le Pallet = mínimo de 17 meses.

 

  • O Vale do Loire tem apenas uma região Grand Cru que é Quarts de Chaume Grand Cru, localizada na parte Média do Loire, onde são produzidos apenas vinhos doces elaborados com uvas exclusivamente Chenin Blanc atacadas pelo fungo Botrytis cinerea.

 

  • A maior rota do vinho francês é o Vale do Loire, com 800 Km rodeados por vinhedos entre leste e oeste. O Vale do Loire é também a região francesa que mais produz vinho branco no país (com estilos doces e secos), sendo a uva Chenin Blanc a única permitida para a elaboração dos doces.

 

  • Uma pequena AOC dentro de Savennières (Anjou), chamada Coulée de Serrant exige que 100% dos vinhos sejam biodinâmicos. O cultivo dos vinhedos iniciou com os monges em 1130 e o biodinamismo passou a vigorar a partir de 1981. A região é um monopólio de Nicolas Joly, uma referência na produção biodinâmica.

 

  • Nos últimos 10 anos as safras que mais se destacaram (consideradas excepcionais) para a produção de brancos e tintos foram a de 2009 (apontada como excepcional para os vinhos doces também) e a de 2015. As conclusões foram tiradas após análises de pesquisas acadêmicas, passando por jornalistas, especialistas, produtores, associações regionais, pesquisas acadêmicas e divulgada pela Wine Scholar Guild, detentora do curso French Wine Scholar ministrado pela Eno Cultura no Brasil.

 

  • Romorantin é uma antiga uva branca originada do cruzamento entre Pinot Teinturier e Gouais Blanc. É considerada irmã da Chardonnay por terem a Gouais Blanc como parental em comum. A Romorantin é cultivada exclusivamente na AOC Cour-Cheverny (Touraine) onde apenas os vinhos brancos secos desta uva são permitidos.

 

  • O Vale do Loire foi uma das últimas regiões a ser atingida pela filoxera e uma das últimas a dar a volta por cima e retomar o ritmo de produção. Foi lá que ocorreu, pela primeira vez, a tentativa do uso de dissulfeto de carbono para combater a moléstia, porém sem sucesso absoluto. O “grande remédio” era mesmo a enxertia.

 

  • A área de Sully-sur-Loire (Loiret) até Chalonnes-sur-Loire (Anjou), que somam 280 Km, foi reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO no ano 2000. Região marcada por castelos, natureza, cultura, o estonteante rio Loire (o maior da França!) e vinhedos que completam a paisagem.

 

  • Dois Châteaux merecem destaque especial no Vale do Loire: o primeiro é Clos Lucé, local onde Leonardo da Vinci viveu os últimos 3 anos de vida. O segundo é o Château d`Ussé que foi fonte de inspiração de Charles Perrault para o famoso conto de fadas Bela Adormecida.

 

 

 

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Curso de vinho

Classificação das vinhas na ÁUSTRIA!

12 de setembro de 2023

Classificação de vinhos na Áustria! Agora os melhores vinhedos da Áustria podem receber uma classificação legal. Fato raríssimo no mundo do vinho.

2 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Curso de vinho

Geografia e impacto no vinho

18 de julho de 2023

Confira o impacto da geografia no vinho! Vários fatores como a temperatura, altitude, latitude e tipos de solo influenciam nas características do vinho.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.