Daniel Pisano
O Uruguai é encantador pelas suas belezas naturais, com seu povo gaudério, gastronomia e, claro, vinhos. Conhecido como país boutique, a maior parte dos produtores carregam histórias de várias gerações e as vinícolas ainda têm aquele toque familiar, como a Pisano.
Família Pisano
Uma das famílias mais importantes do cenário vitivinícola uruguaio é a Pisano que, atualmente, é gerida por 3 irmãos: Daniel, Eduardo e Gustavo Pisano. Eles se dividem nas mais diversas funções que uma vinícola exige, como comercial, viticultura, bem como, a parte enológica.
Daniel como é o mais desinibido, foi designado a cuidar das vendas e exportações e já atingiu mercados jamais imaginados, distantes do país de origem, como a Antártida.
Eles fazem parte da 4ª geração da família, que possui ascendência italiana e que migrou para Canelones, principalmente, em busca de produzir vinhos autorais.
Início do projeto Pisano
A história da família no Uruguai começou, portanto, com a chegada do avô, Cesare Pietro Pisano, em 1914. Logo de início já implantou vinhedos e começou a elaborar seus próprios vinhos. Quando Daniel nasceu, o vinho já era parte da família, não tinha como fugir!
Eles levantam uma bandeira bem importante e ajuda a disseminar a qualidade uruguaia em produzir vinhos. Daniel diz: “em primeiro lugar nosso vinho é Pisano, depois uruguaio, em seguida sul-americano e, por fim, do Novo Mundo. Isso demonstra a personalidade que, além da qualidade, é imputada nos vinhos.
Entendendo o terroir Pisano
As vinhas estão no paralelo 35º sul, que significa que há boa intensidade de luz para alcançar uvas maduras (açúcar, taninos e outros compostos importantes) e ainda são capazes de manter boa acidez de forma natural. Com cuidado e estando em um local privilegiado, Daniel afirma que conseguem produzir vinhos sem correções e isso é comum de se ver no Uruguai.
Sendo assim, os consumidores encontram vinhos completamente diferentes entre as famílias produtoras – o que é interessante para o setor.
Orgulho
Daniel se sente orgulhoso da trajetória que estão traçando e levando as origens de sua família adiante. Para ele, é fundamental passar a experiência de produzir vinhos com o estilo que eles gostam pessoalmente, sem serem perfeitos, mas com identidade e que expresse a origem!
Dicas de vinhos:
Atualmente, os vinhos são importados pela Mistral.
Aprenda tudo sobre vinhos uruguaios:
Neste curso on-line desvendamos as minúcias deste pequeno país, mas poderoso na produção de vinhos. Vinícolas modernas, grandes vinhos, pequenos produtores, uvas pouco previsíveis e enólogos revolucionando a vitivinicultura é o cenário atual e vanguardista do Uruguai! Os conteúdos são disponibilizados em videoaulas para você assistir quando quiser. Veja aqui!
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.