Envelhecimento do vinho
O que acontece com o sabor do vinho à medida que envelhece?
Quando os vinhos são jovens, sentimos os aromas e sabores primários, como limão e/ou maçã verde no Sauvignon Blanc, a ameixa vermelha no Merlot, o damasco no Viognier ou frutas cítricas no Riesling.
Quando os vinhos envelhecem, começamos a falar de aromas e sabores terciários, que envolvem frutas secas, couro, cogumelo, mel, caramelo, petróleo e muitas outras notas.
Nada no vinho é estático, as reações estão sempre acontecendo. Enquanto a proporção de álcool, ácidos e açúcares permanece a mesma, os aromas e sabores continuam se desenvolvendo e mudando.
Nem todos os vinhos são adequados para envelhecer.
Aqueles que possuem intensidade de aromas e sabores, e altas concentrações de conservantes naturais (como ácidos, taninos, açúcares e álcool, por exemplo) têm maiores chances de melhorar com o passar do tempo.
Vinho jovem
Costumam ter aromas de frutas frescas, flores e ervas. Essas notas são chamadas de primárias, que podem mudar com o tempo.
Tempo e Oxigênio
A oxidação do vinho é um processo de transformação química que ocorre quando o vinho é exposto ao ar. À medida que isso ocorre, novos aromas e características são desenvolvidos. Nem sempre a consequência é negativa!
Mudanças
- Tintos: os taninos suavizam na boca devido a um processo chamado de polimerização.
- Brancos: alguns podem desenvolver uma textura oleosa.
Alguns vinhos que tendem a se beneficiar com o envelhecimento:
- Porto Tawny
- Barolo
- Tokaji Aszú
- Grand Cru Classé (Bordeaux)
- Riesling alemão de alta qualidade
- Grand Cru da Borgonha
Vinhos que tendem a não envelhecer bem:
- Moscato d’Asti
- Rosé Provençal
- Estilos leves de Sauvignon Blanc
- Vinhos em lata
Gostou do conteúdo? Então não deixe de compartilhar com um amigo que ama vinho e vai curtir aprender mais sobre o assunto. Nos acompanhe também pelo Instagram, temos conteúdos novos diariamente!
Continue estudando com os cursos Eno Cultura, temos diversas opções de temas: uvas, regiões, estilos de vinhos!
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.