Blog

Fique por dentro das novidades que acontecem no
mundo dos vinhos e destilados!

Nível de doçura dos vinhos espumantes europeus
13 de novembro de 2017

Nível de doçura dos vinhos espumantes europeus

Conteúdo Técnico

De acordo com as regras da União Europeia, os vinhos espumantes recebem classificações de acordo com a quantidade de açúcar presente no vinho final. Esta quantidade de açúcar é adicionada ao vinho espumante antes de ser engarrafado, em um processo chamado de dosagem.

Para os vinhos considerados secos (de Brut Nature até Brut), a dosagem é feita para alcançar um equilíbrio no vinho, geralmente para contrabalançar a elevada acidez presente. Nestes casos, o açúcar adicionado ao vinho é muito pouco perceptível. Nas outras categorias (a partir de Extra-Sec), o nível de doçura já passa claramente a fazer parte do estilo do vinho.

Para escolher melhor o seu espumante, de acordo com a situação ou o acompanhamento, veja em mais detalhes quais são os níveis de açúcar oficialmente estabelecidos pela União Europeia, expressos em gramas por litro:

Brut Nature (ou Zero Dosagem): 0 a 3 g/l

Extra Brut: 0 a 6 g/l

Brut : 0 a 12 g/l

Extra-Sec (ou Extra-Dry) : 12 a 17 g/l

Sec (ou Dry17) : 17 a 32 g/l

Demi-Sec (ou Medium-Dry): 32 a 50 g/l

Doce: mais de 50 g/l

+
nivel docura dos vinhos e espumantes europeus 570x270 - Nível de doçura dos vinhos espumantes europeus
13 de novembro de 2017

Nível de doçura dos vinhos espumantes europeus

De acordo com as regras da União Europeia, os vinhos espumantes recebem classificações de acordo com a quantidade de açúcar presente no vinho final. Esta quantidade de açúcar é adicionada ao vinho espumante antes de ser engarrafado, em um processo chamado de dosagem. Para os vinhos considerados secos (de Brut Nature até Brut), a dosagem […]

continuar lendo
+
Whats On 570x270 - Agenda de Workshops 2º Semestre
27 de agosto de 2018

Agenda de Workshops 2º Semestre

Tema: Vinhos biodinâmicos Data: 12 de setembro Há uma tendência mundial ao controle de elementos químicos na plantação de uvas e na vinificação, tendo como pano de fundo um maior respeito ao ecossistema e a busca por vinhos de maior qualidade. Um resultado deste movimento é uma menor uniformização dos vinhos, que passam a refletir […]

continuar lendo
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades

Eno Cultura - Todos os direitos reservados © 2018