O novo velho Líbano!
Antigas variedades estão de volta ao Líbano!
Historiadores dizem que os fenícios produziam vinhos onde hoje é o Líbano desde 7.000 anos a.C.
Por conta da história que levou à independência do país, a viticultura libanesa ainda é muito influenciada pelo Velho Mundo, principalmente pela França.
Nos últimos 25 anos o número de vinícolas no país dobrou e a nova geração de vinicultores busca impulsionar a identidade do Líbano no mundo do vinho.
Cinsault e Syrah dominam a produção de vinho no país, contudo muitos produtores acreditam que as uvas nativas são o caminho para o sucesso!
Indústria dinâmica
Vinhedos em alta altitude (estão sendo feitas experimentações de cultivo de uva no Rasel em altitudes de 2300 metros), proximidade com a costa mediterrânea, vários microclimas, “dry farming”, agricultura orgânica, colheita manual, uvas nativas…
Influência francesa
O Líbano ficou sob o mandato francês após a Primeira Guerra Mundial, e essa influência francesa se estendeu à cultura do vinho do país. É possível encontrar as clássicas de Bordeaux e as castas do Mediterrâneo, como Syrah, Cinsault, Carignan e Grenache. Existe muito blend de Rhône com Bordeaux.
Modernidade
Vinhos menos extraídos, com menos intervenções, maceração carbônica, branco vinificado com as cascas…
O país, de forma geral, e, principalmente, os produtores mais jovens têm seguido a linha do que se tem falado na enologia atual.
Merwah e Obaideh
Castas brancas que têm originado alguns dos vinhos brancos mais interessantes do Líbano. Vários produtores estão adotando-as.
- Obaideh: untuosidade e notas doces
- Merwah: notas florais e de nozes
Sabbagieh
- Uva tinta, com aromas e sabores de frutas vermelhas e vegetais.
- O significado de seu nome vem da palavra ‘’sabgha’’ que significa tintura ou mancha. É frequentemente misturada com a Cabernet Sauvignon.
Aprender é constante no mundo do vinho.
Escolha um dos cursos on-line da Eno Cultura para especializar-se e complementar os seus conhecimentos nos temas.
Nos acompanhe também pelo Instagram!
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.