Viticultura

Série Fenóis: Resveratrol

Publicado em 03 de março de 2021
Atualizado em 01 de abril de 2023
Tempo de Leitura 2 mins. de leitura
Thumbnail do artigo Série Fenóis: Resveratrol

Já ouviu falar sobre o “Paradoxo Francês”? O paradoxo está relacionado com o fato dos franceses, apesar de terem uma alimentação altamente calórica, as taxas de doenças do coração serem baixas. Qual a justificativa para isso? O alto consumo de vinho foi considerado e o resveratrol tornou-se o fenol mais famoso do vinho, sendo associado a possíveis benefícios à saúde. O resveratrol é foco de muito estudo e já foi relatado como sendo eficaz contra a disfunção celular neuronal, morte celular e como ajudante para coibir doenças como Huntington e Alzheimer. 

Existem muitos estudos que mostram as vantagens para a saúde de consumidores moderados de vinho, porém aquela taça diária não vai te salvar se não for associada a outros vários cuidados. As notícias sobre o benefício do resveratrol na tacinha sagrada de todo dia, de forma geral, são muito exageradas. Para de fato surtir efeito a partir do vinho, é necessário consumir mais de 40 garrafas por dia, o que obviamente não recomendamos, para ser equivalente às dosagens usadas nos testes. Os benefícios do vinho para a saúde já relatados são extraordinários, o que nos levaria a pensar que é a melhor fonte medicinal para bem-estar e longevidade humana. Ainda muitos estudos e comprovações são necessárias.

Além da videira, é possível encontrar essas moléculas químicas em grandes quantidades no amendoim, mirtilo e cacau. É muito usada na indústria para a criação de produtos cosméticos e suplementos dietéticos. 

A função do resveratrol nas plantas é responder contra danos físicos ou invasão de microrganismos, como os fungos. Esses compostos respondem aos ataques de patógenos, como os fungos Plasmopara viticola ou Botrytis cinerea, os agentes causais do míldio e da podridão cinzenta (ou nobre, dependendo das condições), respectivamente, ou ainda protege contra fatores abióticos, por exemplo luz ultravioleta e lesão mecânica. 

O acúmulo desses compostos nas uvas varia de acordo com a variedade de uva, genótipo, onde é cultivada, condições ambientais e estação de crescimento. As quantidades variam nas diferentes partes, como na casca da uva, semente, caule, broto, raiz e folha. Já foi constatado que uma quantidade maior de resveratrol pode ser encontrada na casca da uva, e menos no mosto e no vinho.

Comentários

O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.

Artigo
Viticultura

Conheça a relação entre o solo vulcânico e o vinho

27 de abril de 2021

Há uma grande variedade de tipos de solo vulcânico. Conheça aqui as características das uvas produzidas neste tipo de solo!

3 mins. de leitura
Continuar lendo
Artigo
Viticultura

Qual a relação entre solos de ardósia e o vinho?

26 de maio de 2021

Você sabe o que é o Solo Ardósia? Clique aqui para entender a relação deste solo com o vinho e os lugares mais comuns onde pode ser encontrado.

2 mins. de leitura
Continuar lendo

Participe do Movimento

Prove nossa essência! Inscreva-se hoje e seja o primeiro a receber notícias e atualizações da Eno Cultura.