Viticultura de Precisão
O gerenciamento da vinha com o uso de tecnologias é um assunto relativamente novo, cujo nome é viticultura de precisão. Os maiores objetivos são: maximizar a eficácia da produção das uvas e a qualidade delas, em contrapartida, minimizar os impactos ambientais, os riscos para os viticultores e os custos envolvidos. O desenvolvimento iniciou nos anos 90 e cresceu muito nas últimas décadas.
Sistemas de Posicionamento Global (GPS), sensores meteorológicos e ambientais, monitoramento remoto via satélite e aéreo, drones e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são algumas ferramentas usadas na viticultura de precisão. O uso dessas tecnologias possibilita controlar a fertilidade do solo, doenças, níveis de água, ervas daninhas, momento da colheita e muitos outros fatores. A redução de fertilizantes, pesticidas e o aumento do rendimento associado à qualidade necessitam do avanço da viticultura de precisão. Pesquisas recentes mostraram que um novo drone de alta tecnologia foi desenvolvido e está sendo testado na Austrália, em vinhedos de Hunter Valley, Hilltops e Orange. A finalidade é afastar aves que comem as uvas. Esse interessante drone imita o comportamento de pássaros ao simular pedido de socorro falso enquanto sobrevoa as vinhas. Para chamar a atenção das outras aves, um corvo falso foi colocado na parte inferior do drone. Assim, os outros pássaros ficam temerosos ao perceberem que podem ser as próximas vítimas e saem do ambiente. A vinícola Tyrrell`s afirmou que, neste ano, houve uma redução de 15% do ataque nas vinhas devido ao uso do drone.
Fonte: https://www.adelaidenow.com.au
Outro exemplo de utilização no campo da viticultura de precisão é o realizado pela Ramón Bilbao, em Rioja, na Espanha, que também já utiliza a tecnologia a seu favor, com o sobrevoo de drones com câmeras instaladas. Essas câmeras capturam imagens em tempo real, garante o conhecimento profundo das videiras, o momento exato para iniciar a colheita, a sanidade das frutas, a capacidade fotossintética da vinha e identifica estresse hídrico, por exemplo. Os conhecimentos aprofundados no campo favorecem – e muito – o lado enológico. Ainda na Bilbao as distinções de áreas vitícolas empolgam os produtores a colherem por parcelas e realizarem microvinificações para a produção de vinhos singulares. Muitas novidades devem vir por aí, ficaremos de olho.
Comentários
O blog da Eno Cultura disponibiliza o espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos & Condições de Uso e Responsabilidade.